Qual é a principal característica de uma fábula?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

A fábula é, segundo o Dicionário de gêneros textuais, uma narrativa breve, simples, pragmática e com personagens sem grande nível de complexidade. Ela é um texto que tem como finalidade uma formação ética e moral em seu leitor, pois evidencia determinados valores socioculturais em seu conteúdo.

A fábula é uma narrativa que apresenta animais personificados e uma lição de moral. É um texto escrito em verso ou em prosa, que possui um caráter alegórico e fantástico. Fábulas são narrativas cujos personagens são animais personificados. A cigarra e a formiga é uma fábula mundialmente famosa.

Características das fábulas

  • Os animais são os personagens principais.
  • Possuem uma linguagem simples.
  • Apresentam sempre uma moral, por vezes implícita e por vezes explícita no final do texto.
  • Podem ser escritas tanto em verso como em prosa.

Suas histórias eram simples, de caráter moral bem expressivo, além de contarem com características inusitadas, como personagens animais com elementos humanos – desde trejeitos até pensamentos. Sendo assim, Esopo tornou-se a pessoa mais famosa da categoria, por isso a maioria das fábulas levam seu nome.

Entre as características principais da fábula destacam-se a narração alegórica, sem compromisso com a realidade, e os seus ensinamentos. Durante muito tempo a fábula foi, e ainda é, um dos instrumentos usados para transmitir conhecimentos relacionados à moral e aos bons costumes.

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

Fábulas. As fábulas são textos narrativos simples que apresentam poucos acontecimentos e falas. Elas normalmente apresentam personagens animais, como lebre, coelho, formigas, leão, entre outros. Assim, são animais personificados que apresentam certas características psicológicas e comportamentais.

Estrutura de uma Fábula

  • Começo: apresentação das personagens e a situação.
  • Meio: é o desenvolvimento do enredo, em que há a interação entre personagens.
  • Fim: é o desfecho da situação e dos personagens, como as coisas se encerram e a história termina, “amarrando os pontos”.

As fábulas são classificadas como sendo um gênero textual da tipologia narrativa, ou seja, possuem todos ou grande parte dos elementos básicos da narrativa, como o foco narrativo (1º e 3º pessoa), personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante), narrador (personagem, observador, onisciente), tempo (cronológico e ...

Quem não se lembra de ter ouvido, em algum momento, histórias curtas com personagens que são animais? A cigarra e a formiga, O leão e o ratinho e A raposa e as uvas são exemplos de fábulas, narrativas que constroem um ensinamento, uma moral.

Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano. Cada bicho simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc.

Ao final da história, sempre existe uma “lição de moral”. Ela serve para ajudar as crianças a compreenderem os ensinamentos da narrativa de forma mais prática, já que ainda estão em fase de desenvolvimento das habilidades de interpretação. Essa moral pode vir em forma de parágrafo curto ou frase final.

21 ago 7 Fábulas ou Contos que Seu Filho Precisa Conhecer

  • 1- A cigarra e a formiga (fábula)
  • 2 – O vestido azul (conto)
  • 3- O menino e os pregos (conto)
  • 4- A lebre e a tartaruga (fábula)
  • 5- O leão e o ratinho (fábula)
  • 6- A raposa e a cegonha (fábula)
  • 7- A menina e o leite (conto)