Quem foi o primeiro fabulista da história?

Perguntado por: hbaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Esopo

Esopo (séc. VI a.C) foi um fabulista grego, que teria vivido na Grécia antiga. Figura supostamente lendária, passou para a história como o primeiro criador de fábula.

Esopo

A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens.

Jean de La Fontaine

Escritor francês é considerado o pai da fábula moderna
O gênero passou por transformações ao longo do tempo e tem no escritor francês Jean de La Fontaine um grande representante de sua expressão moderna.

Com o passar dos séculos, mais precisamente no XVII, o escritor francês Jean de La Fontaine reescreveu as fábulas de Esopo, assim como adaptou novas histórias. No Brasil, um dos nossos maiores “fabulistas” foi Monteiro Lobato, publicados na primeira metade do século XX.

Há ainda alguns detalhes atribuídos à biografia de Esopo, cuja veracidade não se pode comprovar: seria aleijado e com dificuldades de fala, seria um protegido do rei Creso e teria sido executado pelos cidadãos de Delfos por crime de blasfêmia.

Esopo

O primeiro grande fabulista de que temos registro foi Esopo, escravizado e contador de histórias que viveu na Grécia entre 620-560 a.C. A cigarra e a formiga, A lebre e a tartaruga e O lobo e o cordeiro são algumas das fábulas mais famosas desse autor.

A cigarra e a formiga
A história da cigarra e da formiga talvez seja a mais famosa e difundida fábula de Esopo. A narrativa breve, de apenas um ou dois parágrafos, traz dois animais antagônicos como personagens: a formiga, símbolo do trabalho e do empenho, e a cigarra, representante da preguiça e da displicência.

21 ago 7 Fábulas ou Contos que Seu Filho Precisa Conhecer

  • 1- A cigarra e a formiga (fábula)
  • 2 – O vestido azul (conto)
  • 3- O menino e os pregos (conto)
  • 4- A lebre e a tartaruga (fábula)
  • 5- O leão e o ratinho (fábula)
  • 6- A raposa e a cegonha (fábula)
  • 7- A menina e o leite (conto)

Esopo

Entre os autores gregos temos Hesíodo, Arquíloco e, um dos principais nomes das fábulas, Esopo. É com ele e, futuramente, com La Fontaine que as fábulas vão atingir o nível de importância que encontramos hoje.

Dentre os compositores de fábulas brasileiros, podemos citar Maurício de Sousa, um dos mais famosos do país. Sua principal obra é a 'Turma da Mônica'. Outro fabulista brasileiro é Monteiro Lobato, criador do 'Sítio do Picapau Amarelo'.

Paulo Coelho
Nenhuma surpresa encontrarmos esse autor na lista, afinal entrou para o Guinness Book com sua obra O Alquimista, sendo o livro mais traduzido do mundo (69 idiomas), entre outros prêmios.

Esopo (séc. VI a.C) foi um fabulista grego que entrou para a história como o primeiro criador de fábulas e é considerado o maior e mais famoso representante deste estilo literário.

Origem da fábula. Originada no Oriente, a fábula foi tradição entre os assírios, sumérios e babilônios. Por volta de 1500 a.C. os sumérios já utilizavam narrativas com animais que possuíam características humanas, além de trazer uma lição moral em suas mensagens.

MORAL DA HISTÓRIA: NENHUM ATO DE GENTILEZA É COISA VÃ. NÃO PODEMOS JULGAR A IMPORTÂNCIA DE UM FAVOR, PELA APARÊNCIA DO BENFEITOR.