Como se chama a estrofe de seis versos?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Sextilha, Sexteto ou Hexástico: estrofe formada por seis versos. Septilha, Hepteto, Heptástico, Sétima ou Septena: estrofe formada por sete versos.

Sextilha

e) Sextilha: é a estrofe que possui seis versos.

Sextilha: estrofe de 6 versos. Septilha: estrofe de sete versos.

Estilo 1 - A Sextilha
Estilo muito popular na Literatura de Cordel. Um dos mais fáceis. Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar.

Assim, o verso, isto é, cada linha de um poema, pode ser monossílabo, dissílabo, trissílabo, tetrassílabo, pentassílabo (redondilha menor), hexassílabo, heptassílabo (redondilha maior), octossílabo, eneassílabo, decassílabo, hendecassílabo, dodecassílabo (alexandrino) ou bárbaro.

Estrofe é um agrupamento rítmico formado de dois ou mais versos, que, em geral, se combinam pela rima. O soneto pede 4 estrofes, sendo 2 quartetos seguidos por 2 tercetos. Ou ainda: 3 quartetos e 1 dístico.

Na obra poética, a estrofe é classificada de acordo com as características e a quantidade de versos que engloba. Por isso, podem ser: Simples: estrofes que agrupam versos com dimensões idênticas, ou seja, regulares. Ex: poema com 2 ou 4 versos, sendo que cada linha pode apresentar seis sílabas poéticas (hexassílabos).

Tipos de Estrofe
Monóstico: estrofe de 1 verso. Dístico: estrofe de 2 versos. Terceto: estrofe de 3 versos. Quarteto ou Quadra: estrofe de 4 versos.

b) Estrofes compostas: são aquelas que combinam versos maiores com menores.

O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso . Na poesia, uma estrofe é um conjunto de linhas agrupadas dentro de um poema, geralmente desligado de outras estrofes por uma linha em branco ou recuo.

A poesia de cordel tem algumas especificidades: é feita em sextilhas (estrofes de seis versos) e as rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas, às vezes permitindo oito quando a última é átona. Os folhetos têm oito, 16 ou 32 páginas, em média.