Como as estrofes estão organizadas quanto ao número de versos?

Perguntado por: lpacheco . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

De acordo com a quantidade de versos agrupados num poema, a estrofe recebe as seguintes denominações: Monóstico: estrofe formada por um verso. Dístico ou Parelha: estrofe formada por dois versos. Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos.

Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.

Um poema é um texto literário composto de versos, e que podem conter rimas ou não. Assim, diferente da prosa, escrita em texto corrido, o poema é escrito em versos que se agrupam em estrofes.

O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso . Na poesia, uma estrofe é um conjunto de linhas agrupadas dentro de um poema, geralmente desligado de outras estrofes por uma linha em branco ou recuo.

Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes.

Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que organizam a estrutura composicional de textos/gêneros discursivos poéticos, como os poemas e as letras de músicas.

Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.

O poema é um texto literário, geralmente organizado em versos e estrofes, em que se destacam o ritmo, a rima e o sentido figurado das palavras.

Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos.

Monóstico: estrofe formada por um verso. Dístico ou Parelha: estrofe formada por dois versos. Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos.

Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.

De acordo com a quantidade de versos agrupados num poema, a estrofe recebe as seguintes denominações: Monóstico: estrofe formada por um verso.

São linhas de um poema
É o elemento que define a poesia, em oposição à prosa. O grupo de vários versos com sentido completo é denominado de estrofe. Os versos podem dar ritmo, melodia e métrica a uma poesia podendo ser classificados de acordo com o número de sílabas métricas ou sílabas poéticas.