Qual é o narrador de uma fábula?

Perguntado por: iviana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Fábulas. São Paulo: Brasiliense, 1994. O narrador-personagem é aquele que além de contar a trama também participa dela. Esse tipo de narrador pode ser protagonista, quando é o destaque da trama, ou pode ser a testemunha, ou seja, participa da história, mas não é a figura principal.

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

Existem basicamente três tipos de narrador:

  1. Narrador personagem: participa da história como protagonista. Narra em primeira pessoa.
  2. Narrador onisciente: sabe absolutamente tudo sobre a história as personagens. Narra em terceira pessoa.
  3. Narrador observador: não participa da história.

b) enredo: um Leão salva a vida de um rato, depois o rato salva a vida do Leão. c) narrador: narrador observador.

Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.

Há dois tipos de narrador-personagem. Dependendo da sua atuação e aparição na história, o narrador-personagem pode ser: narrador-personagem protagonista ou narrador-personagem testemunha. O narrador-personagem protagonista é o personagem principal. O narrador-personagem testemunha é um personagem secundário.

Características das fábulas

  • Os animais são os personagens principais.
  • Possuem uma linguagem simples.
  • Apresentam sempre uma moral, por vezes implícita e por vezes explícita no final do texto.
  • Podem ser escritas tanto em verso como em prosa.

Fábula é um texto predominantemente narrativo, quase sempre breve e em prosa, com personagens sem muita complexidade e história de caráter ético e moral. A fábula é um gênero textual muito utilizado no processo de formação ética e moral dos indivíduos.

Pode-se chegar a conclusão de que o narrador da fábula O Leão, o asno e a raposa é narrador observador porque ele fala em terceira pessoa, característica desse tipo de narração. O narrador observador apenas olha os fatos, não participa das ações, por isso a sua narração está na terceira pessoa do singular.

Elementos da narrativa

  • personagens;
  • narrador ou foco narrativo;
  • acontecimento;
  • tempo;
  • espaço;
  • modo;
  • causa;

O Ratinho e o Leão.

A cigarra e a formiga, O leão e o ratinho e A raposa e as uvas são exemplos de fábulas, narrativas que constroem um ensinamento, uma moral.

É preciso salientar que os ratos são os protagonistas e o gato é o antagonista. O enredo trata da trama onde as ações se desenrolam.

O enredo se refere à trama de uma narrativa e pode ser linear ou não linear. O enredo é responsável por prender a atenção do(a) leitor(a) de uma narrativa. Enredo é como chamamos a trama de uma narrativa.