Faz é um verbo?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

O verbo “faz”, conjugado na 3ª pessoa do singular e indicativo, é usado quando você quer indicar que alguém ou algo tomou uma ação. Nesse caso, ele é um verbo pessoal, pois está sendo usado em conjunto com um pronome pessoal.

A dúvida no uso de faz (singular) ou fazem (plural) ocorre, principalmente, na indicação de tempo decorrido. Deverá ser sempre usada a forma no singular (faz), uma vez que o verbo fazer atua como um verbo impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno atmosférico, não apresentando sujeito.

Devido às alterações que apresenta no radical e nas terminações quando conjugado, o verbo fazer é um verbo extremamente irregular. Em alguns tempos verbais, o radical faz- transforma-se em fiz-, em faç- ou em far-: eles fizeram, que ele faça, eu farei,...

  1. - faz (tu) faça (ele/ela) façamos (nós) fazei (vós) façam (eles/elas)
  2. - não faças (tu) não faça (ele/ela) não façamos (nós) não façais (vós) não façam (eles/elas)
  3. para fazer (eu) para fazeres (tu) para fazer (ele/ela) para fazermos (nós) para fazerdes (vós) para fazerem (eles/elas)

O verbo fazer é impessoal no sentido de haver, quando dá ideia de tempo transcorrido ou de fenômeno meteorológico. Deve, portanto, ficar na 3ª pessoa do singular. Exemplos: Faz 10 anos que ele chegou a Brasília.

Forma de substantivoEditar
"faz" é uma forma flexionada de faza. As alterações feitas aqui devem referir-se apenas à forma flexionada.

verbo transitivo indireto predicativo e intransitivo Agir de determinada forma; comportar-se: faça o que tiver de fazer.

Verbos como ser, estar, continuar, parecer, tornar-se, virar, andar, ficar, encontrar-se, viver e permanecer são considerados verbos de ligação. Travaglia (2004) sugere que verbos como acabar, achar, apresentar-se, deixar, fazer, mostrar, passar, tomar e tratar-se também podem ser de ligação.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele fazou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

O verbo “fazer” é amplamente utilizado como sinônimo de “realizar”, “executar” e, nesse caso, não há segredo em sua conjugação. Mas há também o uso do verbo “fazer” para indicar tempo, caso que gera dúvidas e até erros gramaticais. Por exemplo, deve-se escrever “faz” ou “fazem” vinte anos que ele é diretor da empresa?