Como saber se o texto é uma dissertação?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 19 votos

A dissertação é um tipo textual que se organiza no intuito de apresentar ou argumentar sobre determinado tema. Para isso, o texto se estrutura em introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada parte apresenta diferentes assuntos, dados e ideias, que contribuem para a compreensão geral do texto.

O Texto Dissertativo é um tipo de texto argumentativo e opinativo, uma vez que expõe a opinião sobre determinado assunto ou tema, por meio de uma argumentação lógica, coerente e coesa.

O texto dissertativo é aquele que apresenta um tema e, a partir dele, desenvolve uma tese central. Para isso, o autor utiliza argumentação factual: dados, provas, estudos, pesquisas científicas, índices, conceitos pré-estabelecidos, falas de autoridades, entre outros.

São características da dissertação: a) Defesa de uma tese através da organização de dados, fatos, ideias e argumentos em torno de um ponto de vista definido sobre o assunto em questão. Nela, deve haver uma conclusão, e não apenas exposição de argumentos favoráveis ou contrários sobre determinada ideia.

A principal diferença está no objetivo de cada uma: A redação dissertativa exige a exposição e análise de informações a respeito de um assunto, enquanto a dissertação-argumentativa exige que você assuma um posicionamento sobre um assunto.

Tipos de dissertação

  • Dissertação expositiva. Como ocorre em todo texto dissertativo, a dissertação expositiva tem como meta expôr o ponto de vista do autor. ...
  • Dissertação argumentativa. ...
  • Introdução de uma dissertação. ...
  • Desenvolvimento de uma dissertação. ...
  • Conclusão de uma dissertação.

O texto dissertativo-argumentativo é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Dissertação é dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Primeiro, vamos entender como a dissertação funciona. Ela é dividida em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Para construir um texto dissertativo perfeito, siga a seguinte ordem:

  1. Domine a gramática.
  2. Conheça o tema.
  3. Compreenda as ideias sobre o tema.
  4. Exponha as ideias.
  5. Sintetize os argumentos.
  6. Posicione-se opinando.
  7. Conclua a argumentação com soluções.

A dissertação é classificada em expositiva ou argumentativa. A primeira tem como principal característica apresentar dados sobre um determinado assunto. Já a segunda tem como foco, além da exposição de informações, a defesa de um ponto de vista.

A linguagem neste tipo de texto é denotativa, isto é, preocupada com a informação. Deve ser uma linguagem impessoal e objetiva, com emprego da forma culta e formal da língua. Isto não significa que não se pode usar recursos poéticos, históricos e recursos linguísticos.

Parágrafo Dissertativo
Os parágrafos dissertativos utilizam a estruturação principal dos parágrafos. A ideia do autor é desenvolvida entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Nesse modelo, o autor apresenta e conclui o assunto.

Ao descrever um texto dissertativo, dizemos que ele é um texto em prosa sobre um tema específico, logo a resposta correta é a alternativa D. O texto dissertativo é um tipo de texto caracterizado pelo desenvolvimento de um tema escolhido onde se apresentam argumentos para afirmá-lo ou negá-lo de forma lógica.

Redação dissertativa, ou texto dissertativo, é o tipo de texto que apresenta argumentos e expõe ideias acerca de um tema proposto. Esse tipo de redação também é chamada de dissertativa-argumentativa e é o exigido na redação do Enem e de vestibulares.

Primeiro parágrafo do texto
É importante manter o foco apenas nas questões a serem discutidas no próprio texto e não deixar nenhuma ponta solta, já que a função desses argumentos contrários é iniciar um diálogo com a tese ou com as ideias que você pretende desenvolver.