Quais são as 3 partes da dissertação?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

É fundamental que o texto seja dividido em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. O primeiro parágrafo serve para apresentar o assunto e tudo o que será tratado nas próximas linhas.

O texto dissertativo-argumentativo é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A dissertação é classificada em expositiva ou argumentativa. A primeira tem como principal característica apresentar dados sobre um determinado assunto. Já a segunda tem como foco, além da exposição de informações, a defesa de um ponto de vista.

As partes da redação

  • Introdução.
  • Desenvolvimento.
  • Conclusão. Mas como se dá cada uma delas? ...
  • Introdução. O que é introdução, senão o ato de introduzir? ...
  • Desenvolvimento. É o chamado “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como o próprio nome diz, desenvolvido. ...
  • Conclusão. Concluir é acabar, finalizar.

Estrutura de uma dissertação

  1. Dica: anuncie claramente o tema sobre o qual você escreverá e as delimitações propostas.
  2. Dica: argumente, discuta, exponha suas ideias, prove o que você pensa.
  3. Dica: conclua de maneira clara, simples, coerente, confirmando o que foi exposto no desenvolvimento.

De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura. Ou seja, ela é um convite para que o texto seja lido até o final. Por essa razão, é fundamental apresentar o tema de forma esclarecedora e atrativa.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

Eles podem se dividir em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Todos estruturam-se na ordem: tópico frasal, desenvolvimento e conclusão.

São características da dissertação: a) Defesa de uma tese através da organização de dados, fatos, ideias e argumentos em torno de um ponto de vista definido sobre o assunto em questão. Nela, deve haver uma conclusão, e não apenas exposição de argumentos favoráveis ou contrários sobre determinada ideia.

Características do texto dissertativo
presença de um tema, isto é, o que será abordado no texto; uso de informações a fim de expor ao leitor as principais ideias acerca do tema; predominância da norma culta e do uso de linguagem clara e concisa; construção do texto tendo como base a função referencial da linguagem.

Uma boa redação é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

Os 5 elementos da proposta de intervenção

  • Ação: o que será feito? ...
  • Agente: quem fará? ...
  • Modo/meio: como será feito? ...
  • Finalidade: qual o efeito da ação no problema? ...
  • Detalhamento: quais são os detalhes importantes para essa ação dar certo?

Para iniciar a introdução da redação, você precisa fazer uma contextualização. O contexto ou assunto é algo mais amplo do que o tema, mas que se relaciona com ele. Por exemplo: o tema da redação de 2017 foi “desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil”.