Quais são as formas nominais do verbo?

Perguntado por: ebittencourt3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os verbos possuem formas nominais, como infinitivo, gerúndio e particípio, que são empregadas em tempo e modo de acordo com o contexto em que se inserem.

São três as formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio, construídas a partir do tema (radical + vogal temática) e acrescidas das desinências.

O modo verbal pode ser o indicativo, o subjuntivo ou o imperativo. A voz verbal pode estar na ativa, na passiva ou na reflexiva. As formas nominais são o infinitivo, o gerúndio e o particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

O modo verbal indica de que diferentes maneiras os verbos podem ser utilizados, conforme a posição do falante em relação à ação verbal e conforme a significação que se pretende transmitir.

Veja alguns exemplos: Aceitar (aceitado e aceito); Eleger (elegido e eleito); Entregar (entregado e entregue);

As formas nominais são estruturas de origem verbal, mas podem desempenhar papel de “nomes”, ou seja, substantivos, adjetivos ou advérbios. Existem 3 formas nominais: Infinitivo, Gerúndio e Particípio.

O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.

O modo verbal pode ser o indicativo, o subjuntivo ou o imperativo. A voz verbal pode estar na ativa, na passiva ou na reflexiva. As formas nominais são o infinitivo, o gerúndio e o particípio.

O particípio é uma das formas nominais, tal como o infinitivo e o gerúndio. São formas nominais porque podem substituir um nome; o particípio, por exemplo, pode ser usado como adjetivo. Exemplos: Finalmente, foi absolvido!

Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.