O que é o complemento de um verbo?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Traduzido do inglês--Na gramática, um complemento é uma palavra, frase ou cláusula necessária para completar o significado de uma determinada expressão. Complementos muitas vezes também são argumentos.

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

Geralmente encontrado no final da sentença, o complemento verbal é a palavra usada para completar o significado do verbo ao qual ele procede e a sua ausência compromete todo o entendimento da frase. Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto.

São eles o objeto direto e o objeto indireto. Esses complementos verbais são importantes porque há orações cujos verbos não têm sentido completo em si.

Complemento nominal e complemento verbal
Enquanto a função do complemento nominal é completar o sentido de um nome, a função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo. Exemplos: As crianças têm medo do escuro. (“do escuro” é complemento nominal do substantivo “medo”)

Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.

O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo. O predicado é composto de verbo, objeto e complementos, estando relacionado ao sujeito quando ele existe na oração.

Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.

Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.) ou intransitivos (V.I.).

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares.

um objeto direto.