Qual é a origem da sociedade?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

A palavra sociedade advém do termo em latim societas, que significa associação com outros. Os seres humanos juntam-se, desde os primórdios, em grupos para facilitar a sobrevivência. Podemos dizer, de maneira geral, que há uma espécie de rede de relacionamentos entre as pessoas que configura a sociedade como um todo.

Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros". As sociedades humanas são objeto de estudo da Sociologia e da Antropologia, enquanto as sociedades animais são estudadas pela Sociobiologia e pela Etologia.

O que é uma sociedade? A sociedade é um conceito muito complexo, mas podemos dizer que se trata de um conjunto de pessoas que vivem em certo período e em um determinado espaço, seguindo normas comuns e unidas em um corpo social. Podemos falar na sociedade grega, cristã, medieval, brasileira etc.

A sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade.

De maneira geral, sociedade é o conjunto de pessoas que vive em um mesmo território, compartilham gostos, costumes, construções e rituais sociais. Algumas construções, hábitos e costumes são específicas dos grupos analisados.

Os cálculos indicam que o início foi em 8.000 a.C no Oriente Próximo, região compreendida entre a Mesopotâmia, o Egito e demais áreas habitadas pelos hebreus (atual Oriente Médio). Já na América Central, o Neolítico teria iniciado em 2.500 a.C.

Os tipos de sociedade mais comuns são: Sociedade Simples, Sociedade Limitada, Sociedade Anônima, Sociedade Cooperativa, Sociedade Unipessoal, Sociedade em Nome Coletivo, Sociedade Comandita por Ações, Sociedade em Comandita Simples e Sociedade em Conta de Participação.

A etimologia da palavra sociedade remete ao latim, societas, que significa associação “amistosa com outros”. Sociedade é uma palavra polissêmica, isto é, pode ter variados significados conforme o enfoque, a corrente teórica e mesmo a disciplina.

A sociedade é universal e generalizada; A sociedade é ampla e abstrata; É uma rede de relações sociais que não pode ser tocada; Interesses comuns de várias comunidades estão presentes na sociedade.

A sociabilidade constitui o ser humano do início ao fim de sua vida. Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar psíquico e também físico. A solidão adoece. O encontro enriquece.

SOCIEDADE NACIONAL. É nacional a sociedade organizada de conformidade com a lei brasileira e que tenha no País a sede de sua administração. Quando a lei exigir que todos ou alguns sócios sejam brasileiros, as ações da sociedade anônima revestirão, no silêncio da lei, a forma nominativa.

De acordo com Weber, a sociedade pode ser dividida de três formas principais: social, política e econômica. Os critérios utilizados por Weber para analisar a estratificação social vão além do trabalho que o indivíduo realiza (fator econômico).

A Sociologia surgiu na Europa no século XIX, a partir de uma intensa tentativa dos indivíduos em interpretar a sociedade contemporânea que passava por intensas mudanças sociais. Todas as transformações ocorridas no século XIX foram herdeiras de importantes revoluções ocorridas no século anterior.

O cenário do viver na sociedade atual inclui aspectos de ordem cultural e social com significativo índice de violência contra mulheres, crianças e idosos, também se associam a este quadro as questões relacionadas do mundo do trabalho, tráfico de adolescentes e crianças, aumento da violência urbana, criminalidade, e do ...

A sociedade em que vivemos agora pode ser caracterizada com base no formato das relações sociais atuais, nos meios de comunicação, métodos de produzir riquezas e de trabalhar. A sociedade moderna também pode ser caracterizada pela expressão das pessoas, a expressão artística, cultural, verbal e não verbal.