Qual é a função da sinapse neuromuscular?

Perguntado por: ghilario8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 9 votos

A função da sinapse neuromuscular é transmitir uma mensagem de potencial de ação de forma unidirecional (neurônio – músculo) a uma célula muscular esquelética com frequência e duração estabelecidas pelo SNC.

As sinapses fazem parte do circuito que conecta os órgãos sensoriais, como aqueles que detectam dor ou toque, no sistema nervoso periférico do cérebro. As sinapses conectam neurônios no cérebro a neurônios no resto do corpo e desses neurônios aos músculos.

1.2.2 Transmissão Neuromuscular A transmissão neuromuscular se inicia quando um potencial de ação, conduzido ao longo do axônio motor, despolariza a terminação nervosa sináptica promovendo a abertura de canais de cálcio dependentes de voltagem e o influxo deste íon para o seu interior.

A junção neuromuscular ou junção mioneural é o local de uma sinapse especializada entre o terminal axônico de um neurônio motor e uma célula muscular (estriada esquelética, cardíaca ou lisa). É nela que se transmite o potencial de ação do nervo para o músculo, a fim de ocorrer a contração deste.

O neurotransmissor acetilcolina é excitatório na junção neuromuscular, no músculo esquelético, fazendo com que o músculo contraia.

A sinapse ocorre, principalmente, quando os terminais dos axônios liberam neurotransmissores (que nada mais são do que substâncias químicas) a alguma estrutura vizinha. Elas podem ser de dois tipos: químicas ou elétricas.

As sinapses nada mais são do que o ponto de contato entre uma célula nervosa e outra célula excitável, a qual pode ser outro neurônio ou uma outra célula, como, por exemplo, uma célula muscular. E, a partir desse contato, há a transmissão de determinada informação.

O que é doença neuromuscular (DNM)?
Doença neuromuscular (DNM) é um termo amplo que abrange muitas doenças e males que prejudicam a função muscular, quer diretamente através de patologias intrínsecas do músculo, quer indiretamente através de patologias do sistema nervoso.

O Sistema Neuromuscular é na verdade a comunicação entre o sistema nervoso e o sistema muscular. Tudo começa quando o procedimento de contração muscular se inicia no sistema nervoso, através da liberação de neurotransmissores produzidos pelo sistema nervoso.

  • Glutamato e aspartato. Esses aminoácidos (glutamato e aspartato) são os principais neurotransmissores excitatórios no sistema nervoso central. ...
  • Ácido gama-aminobutírico. O ácido gama-aminobutírico (GABA) é o principal neurotransmissor inibitório presente no encéfalo. ...
  • Serotonina. ...
  • Acetilcolina. ...
  • Dopamina. ...
  • Noradrenalina.

Uma junção neuromuscular é a junção entre a parte terminal de um axônio motor com uma placa motora, que é a região da membrana plasmática de uma fibra muscular (o sarcolema) onde se dá o encontro entre o nervo e o músculo permitindo desencadear a contração muscular.

A comunicação entre os neurônios motor e as células musculares ocorre por meio da junção neuromuscular. Sinapse química. Forma de comunicação dos neurônios com outros neurônios ou com as células efetuadoras por meio de mediadores químicos denominados neurotransmissores (NT).

O impulso cruza uma sinapse entre as fibras nervosas na medula espinhal e um nervo motor, localizado na medula espinhal. O impulso se desloca para fora da medula espinhal pelo comprimento do nervo motor.

A acetilcolina é o único transmissor utilizado na junção neuromuscular. molécula sintetizada a partir de colina e acetil-CoA através da ação da colina acetiltransferase. Os neurônios que sintetizam e liberam ACh são chamados neurônios colinérgicos.

Os neurotransmissores são os mensageiros químicos do cérebro. São eles os responsáveis por passar informações entre um neurônio e outro. Os neurônios também são conhecidos como nervos ou células nervosas. O processo de transmissão de informações entre neurônios se chama sinapse.