Onde se origina o impulso nervoso?

Perguntado por: alima . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Impulso nervoso é uma corrente elétrica que percorre o axônio (parte do neurônio responsável pela transmissão do impulso nervoso) com o objetivo de transmitir uma informação. Esse processo ocorre em consequência da despolarização que ocorre ao longo da membrana do neurônio.

Os neurônios são as células que permitem a passagem do impulso nervoso.

O impulso nervoso percorre o neurônio sempre no mesmo sentido: dendritos, corpo celular e axônio. Dendritos: são prolongamentos numerosos, especializados na função de receber os estímulos, sejam do meio ambiente, de células epiteliais sensoriais ou de outros neurônios.

Geralmente elas ocorrem entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro. Entretanto, podem ocorrer algumas sinapses menos comuns, tais como axônio com axônio, dendrito com dendrito e dendrito com corpo celular.

As sinapses nervosas ocorrem em pontos de conexão com outras células nervosas ou com células efetoras (músculos, glândulas e órgãos). Elas se iniciam a partir da comunicação de um neurônio pré-sináptico com outro neurônio pós-sináptico através das terminações pré-sinápticas.

O cérebro é o centro de controle do sistema nervoso. Isso nos permite pensar, sentir e se mover. O cérebro recebe constantemente informações e envia instruções para o corpo através da medula espinhal e a vasta rede de nervos do corpo.

Geralmente a sinapse ocorre entre o axônio de um neurônio e o dendrito do neurônio seguinte, mas também pode ocorrer do axônio diretamente para o corpo celular, ou entre do axônio do neurônio para uma célula muscular. Os impulsos nervosos são sinais elétricos que afetam os íons da membrana do neurônio.

O neurônio comunica-se com o músculo através da sinapse, chamada placa motora. A chegada do impulso nervoso à placa motora, libera o mediador químico acetilcolina na fenda sináptica. Esse mediador é que excitará a membrana muscular e promover movimento.

As sinapses nada mais são do que o ponto de contato entre uma célula nervosa e outra célula excitável, a qual pode ser outro neurônio ou uma outra célula, como, por exemplo, uma célula muscular. E, a partir desse contato, há a transmissão de determinada informação.

Axônios: são prolongamentos únicos especializado na condução de impulsos, que transmitem informações do neurônio para outras células (nervosas, musculares, glandulares).

Os cerca de 10 bilhões de neurônios do cérebro se comunicam com outros neurônios através de prolongamentos chamados axônios (enviam os impulsos) e dendrites (recebem os impulsos), sempre que processamos uma atividade mental. É também nessas comunicações que se estabelecem as lembranças.

Estima-se que o número de sinapses no cérebro humano seja próximo a um quatrilhão, ou seja, 1 seguido de 15 zeros.

Os neurotransmissores são sintetizados nos neurônios e armazenados em vesículas neuronais. Quando o impulso nervoso chega até os locais onde estão os neurotransmissores, essas moléculas são liberadas por exocitose e caem na fenda sináptica.

Ele possui três fases: despolarização, pico de ultrapassagem e repolarização. Um potencial de ação se propaga ao longo da membrana celular do axônio até alcançar seu botão terminal. Quando o botão terminal é despolarizado, ocorre a liberação do neurotransmissor na fenda sináptica.

As sinapses elétricas ocorrem em músculos lisos e cardíacos, onde a contração ocorre por um todo e em todos os sentidos.