Qual é a fruta que mais demora para amadurecer?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Já os exemplos de frutos não-climatéricos, que não amadurecem depois de colhidos e por isso podem ser logo guardados na geladeira, são o abacaxi, figo, coco, carambola, framboesa, mirtilo, amora, laranja, limão, morango, cereja, tangerina e uva.

Geralmente, as frutas são deixadas ali por 24 horas. No caso da banana, o tempo de maturação cai de quinze para três dias, mais ou menos”, explica. Geladeira – O contrário também acontece, ou seja: ao resfriar as frutas, consegue-se retardar um pouco seu amadurecimento.

5 – Faça a colheita
Os maracujás estarão prontos para a colheita entre 6 e 9 meses após o plantio.

Os frutos da amoreira-preta não amadurecem ao mesmo tempo e, por isso quando deseja-se colher frutos em um padrão definido, deve-se proceder à colheita de forma escalonada durante um período de dois meses e meio a três meses, conforme a cultivar.

Vale frisar que apenas as frutas climatéricas amadurecem após a colheita, fora do pé. Neste grupo, não enquadram-se uva, laranja e morango, por exemplo. Isso significa que se você comprou alguma delas ainda verde, não adianta esperar: elas vão estragar antes de amadurecer.

Por ser verde quando madura é conhecida como a fruta que nunca amadurece; possui polpa macia, aquosa e ácida, porém adocicada. Por ser uma fruta que, quando madura, ainda está verde, a melhor forma de saber se o fruto está apto para ser consumido é observando sua superfície.

45 dias

O ciclo de desenvolvimento da jabuticaba, desde a antese até o amadurecimento do fruto é de 45 dias.

45 dias

Colheita e pós-colheita. A melancia atinge o ponto de colheita entre 28 a 45 dias após a fecundação das flores femininas ou hermafroditas, dependendo da cultivar e das condições climáticas. No Nordeste brasileiro, esse período corresponde a 65-75 dias após o plantio.

A colheita é feita no terceiro ano após o plantio, no período de maio a outubro, observando-se a mudança da coloração do fruto de verde escuro para verde claro e brilhante. Utilizando-se o espaçamento recomendado a produção média de sete safras, numa densidade de plantas é de 156 plantas/ha.

Conforme resultados de pesquisas, você pode irrigar com 16,8 L de água por planta por dia (7,5 mm por dia), assim distribuído: Na fase inicial – Até aos 90 dias após o transplantio das mudas, o consumo médio diário de água é de 2,9 L por planta (1,3 mm por dia).

A colheita começa aproximadamente aos 60/80 dias após o plantio das mudas, dependendo das condições climáticas, tipo de solo, cultivar, tratos culturais, método de produção de mudas, e pode-se prolongar por quatro a seis meses, em função do fotoperíodo, disponibilidade de água e qualidade fitossanitária.

Basicamente, são 3 os tipos de amora. A amora-branca é nativa do Brasil e também chamada de taiúva. Já a amora-preta é nativa da China e do Japão. Por último, há ainda a amora-vermelha, também conhecida como morango silvestre e nativa da Ásia.

Para retardar o amadurecimento e garantir maior durabilidade das frutas climatéricas, uma das estratégias adotadas é armazená-las em ambientes mais frios. E, em alguns casos, aplicar também uma dose extra de etileno (que não faz mal à saúde) para acelerar novamente o processo de amadurecimento.

A uva é uma fruta não climatérica, ou seja, não amadurece após a colheita. Em razão disso, ela só deve ser colhida quando atingir as condições apropriadas para o consumo. A depender da variedade, das condições climáticas e das práticas de manejo, o tempo de maturação dos frutos pode variar.

Entre essas razões, podem ser citadas o registro de variações bruscas de temperatura, a ocorrência de desequilíbrio nutricional e o ataque de pragas. Recomenda-se retirar a banana verde do cacho para evitar qualquer outro problema.

Resposta: A laranja.