Porque as frutas cultivadas em clima quente amadurecem mais rápido?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 4 votos

A fruta amadurece mais rápido em dias quentes porque o etileno reage mais rapidamente em temperaturas elevadas. Visto que ele é um gás que se desprende com muita facilidade, uma fruta madura libera-o para as vizinhanças, o que provoca o aceleramento do processo de maturação da outra fruta que está em contato com ela.

Em temperaturas elevadas, o eteno reage mais rapidamente e quando uma fruta podre ou bem madura entra em contato com outra, ela libera o eteno, o que provoca o aceleramento do processo de maturação da outra.

Lembra que contamos sobre as frutas climatéricas, aquelas que continuam a amadurecer mesmo após a colheita? Isso acontece porque elas produzem um hormônio chamado etileno, que estimula o amadurecimento. Esse hormônio, quando liberado, também pode afetar as frutas que estão em volta.

O motivo pelo qual a fruta amadurece mais rápido em um ambiente fechado é que ela acumula etileno, o hormônio do amadurecimento. “O etileno é um hormônio volátil.

DICA: Se quiser acelerar o amadurecimento do tomate e banana em sua própria casa, basta colocá-los em um recipiente fechado. Estes frutos exalam etileno quando estão maduros, abafando-os você evita que o etileno gasoso escape, fique retido no recipiente e acelere o processo de maturação das frutas verdes.

As principais alterações que ocorrem no fruto durante a maturação são: produção de etileno e outros voláteis; mudanças na cor, na taxa respiratória, na permeabilidade dos tecidos e na textura; e transformações químicas que atingem os carboidratos, ácidos orgânicos, proteínas, compostos fenólicos, pigmentos e pectinas, ...

O etileno promove abscisão (queda) de folhas, flores e frutos em diversas espécies vegetais. Nas folhas, o etileno presumidamente dispara a síntese das enzimas que causam a desorganização das paredes celulares em células localizadas nas zonas ou camadas de abscisão.

Já os exemplos de frutos não-climatéricos, que não amadurecem depois de colhidos e por isso podem ser logo guardados na geladeira, são o abacaxi, figo, coco, carambola, framboesa, mirtilo, amora, laranja, limão, morango, cereja, tangerina e uva.

Para retardar o amadurecimento e garantir maior durabilidade das frutas climatéricas, uma das estratégias adotadas é armazená-las em ambientes mais frios. E, em alguns casos, aplicar também uma dose extra de etileno (que não faz mal à saúde) para acelerar novamente o processo de amadurecimento.

Entre essas razões, podem ser citadas o registro de variações bruscas de temperatura, a ocorrência de desequilíbrio nutricional e o ataque de pragas.

Diversos frutos, depois de colhidos do pé, possuem um aumento repentino da produção de etileno que culmina em seu amadurecimento. Esses frutos são chamados de climatéricos, e alguns exemplos são bananas, mamões, abacates, mangas.

Amadurecer é um processo interno contínuo, que acontece ao longo da vida, a partir de experiências e de situações que exigem o crescimento. Pessoas maduras controlam melhor suas emoções, assumem as próprias limitações e tendem a tomar decisões com mais segurança.

A tamareira é uma das mais antigas espécies de palmeiras que se tornou famosa não somente pelo seu doce fruto, considerado por alguns como o caramelo da natureza, mas também por essa sua característica de demorar muitos anos a frutificar, e foi isso que originou o popular ditado árabe que diz 'quem planta tâmaras, não ...