Qual é a flora do bioma Caatinga?

Perguntado por: amendes7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

Há cerca de 1.000 espécies vegetais no bioma, dentre as quais 318 são endêmicas, e onde se destacam plantas como cactos (mandacaru, xique-xique e facheiro), bromélias e leguminosas (catingueiras, juremas e anjicos)³. Árvores que armazenam água, como a barriguda e o umbuzeiro, também fazem parte dessa rica flora.

Fauna. A Caatinga abriga um grande número de espécies da fauna brasileira, como, mamíferos, répteis, aves, anfíbios, entre eles, a cutia, o gambá, o preá, o veado-catingueiro, o tatu-peba, gatos selvagens, a asa branca, e uma variedade de insetos, que exercem grande importância para o bioma.

Vegetação rasteira, com poucas folhas, galhos retorcidos e espinhos; Fauna e flora adaptadas aos longos períodos de estiagem; Apresenta plantas nativas, como facheiro, mandacaru e xique-xique; Seu solo é raso, pedregoso, com pouca matéria orgânica e relativamente fértil.

A característica mais marcante das plantas é a deciduidade da maior parte de suas árvores e arbustos. É esse atributo que confere o nome à vegetação, pois Caatinga significa "floresta branca" na língua Tupi, fazendo menção à penetração da luz até o solo quando as árvores estão desfolhadas durante a estação seca.

O termo flora é usado normalmente para indicar a variedade de plantas de uma determinada área. A biodiversidade pode ser definida como a variedade de formas vivas existentes em nosso planeta.

A vegetação da Caatinga tem como principal característica a adaptabilidade aos períodos de estiagem. Desse maneira, é um tipo vegetacional extremamente resistente ao clima Semiárido, marcado pela escassez de chuvas na maior parte do ano.

São exemplos da flora da Caatinga: juazeiro, umbu, mandacaru e ipê-roxo. São exemplos da fauna da Caatinga: tatu, gambá, onça-parda, preá. O solo da Caatinga é muito seco, arenoso, pedregoso e com pouca quantidade de matéria orgânica. O clima da Caatinga é o semiárido.

Fauna é o termo usado para definir o grupo no qual se encontram todos os animais. Também corresponde ao conjunto dos animais característicos de determinada área, época ou bioma, como por exemplo a fauna da região metropolitana de São Paulo, a fauna do período Triássico, ou a fauna do cerrado.

A vegetação principal do Cerrado é a do cerrado sensu lato, que cobre cerca de 85% da área total. O restante da província do Cerrado é ocupado pelos outros tipos de vegetação e também por corpos d'água.

O clima que predomina na Caatinga é o semiárido. Ele constitui uma característica importante que determina a natureza da Caatinga. O clima semiárido possui uma precipitação (quantidade de chuva) em torno de 800mm por ano.

Flora da Caatinga
Duas adaptações importantes à vida das plantas são a queda das folhas na estação seca e a presença de sistemas de raízes bem desenvolvidos. A perda das folhas é uma adaptação para reduzir a perda de água por transpiração e raízes bem desenvolvidas aumentam a capacidade de obter água do solo.

As plantas apresentam raízes desenvolvidas, para poder retirar o máximo de água do solo; caules suculentos, que armazenam água, e folhas pequenas, muitas vezes transformadas em espinhos, que caem durante a seca (verão) para reduzir a perda de água por transpiração.

O nome Flora surge a partir do latim Flora, que derivado de flor. Amanda é a variante feminina de Amando, nome originado no latim e significa "digna de amor".

De forma geral, a flora representa os organismos vivos do Reino Animal, ou seja, as plantas de determinada região. O termo designa, ainda, a variedade de plantas de um ecossistema ou bioma. O Brasil, por exemplo, possui a maior biodiversidade do mundo quando o assunto é flora.

"Flora" é o conjunto de espécies vegetais que compõe a cobertura vegetal de uma determinada área. A flora brasileira é reconhecida como uma das mais importantes. No Brasil, há milhares e milhares de espécies vegetais nativas ainda não estudadas.