Qual é a diferença entre imunidade e imunização?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Imunização é quando a pessoa desenvolveu a imunidade para qual a vacina foi indicada. Quando fala que a pessoa está imunizada, significa que ela recebeu a vacina e teve os efeitos positivos dela, que é produzir anticorpos contra a doença", detalhou.

Imunização é quando a pessoa se torna imune ou resistente a alguma doença infecciosa, o que pode ocorrer naturalmente (quando as pessoas são expostas aos vírus e bactérias) ou por meio da vacinação. Ao se imunizar, as pessoas normalmente não contraem a doença ou contraem apenas a forma leve.

A vacinação é o ato de aplicar a vacina e a imunização é o desenvolvimento de anticorpos específicos derivados da vacina aplicada”, explica. Além da gripe, outras doenças que voltaram a ameaçar o Brasil precisam ser imunizadas por meio da vacina, como a febre amarela, a poliomielite e o sarampo.

A definição de imunidade
De forma simples, imunidade é a capacidade do seu corpo de resistir a toxinas, infeções e outras substâncias nocivas ou microrganismos com o uso de glóbulos brancos sensibilizados ou anticorpos específicos.

Tipos de imunização

  • Imunização ativa.
  • Imunização passiva.

A baixa imunidade pode acontecer devido a muitos fatores, incluindo dieta, infecções, medicamentos, falta de sono, álcool e tabagismo.

Classificações da Imunidade Adquirida
Pode ser natural, como ocorre no aleitamento materno, ou artificial, como no uso do soro antiofídico em casos de picadas de cobras venenosas.

Podemos classificar a imunidade de diferentes formas: inata ou adaptativa e ativa ou passiva. A imunidade inata é aquela presente em todos os organismos desde o nascimento, enquanto a adaptativa é aquela que adquirimos durante a vida.

A vacina é considerada uma forma de imunização ativa. Isso se dá pelo fato de ela estimular nosso organismo a produzir anticorpos. Já o soro é intitulado como imunização passiva, pois os anticorpos são inoculados em outro organismo antes de serem aplicados em humanos.

Resposta natural
É quando o nosso próprio organismo consegue vencer o agente invasor - um vírus, bactéria, parasita ou fungo. Quando somos infectados pela primeira vez com determinado patógeno, nosso sistema imunológico reage e começa a produzir anticorpos contra ele.

Sistema imunológico: 6 substâncias importantes para turbinar a imunidade

  • Vitamina C.
  • Vitamina E.
  • Vitamina D.
  • Vitamina A.
  • Zinco.
  • Selênio.