Quem teve Covid e tomou a vacina tem mais imunidade?

Perguntado por: odias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

Pessoas com infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e que estão vacinadas adquirem "superimunidade", muito superior à proteção imunológica de quem apenas recebeu a vacina, mostra estudo divulgado hoje (25).

Porém, a janela de imunidade pós-covid mais aceita entre os especialistas nos dias de hoje varia entre três meses a cinco anos.

Os especialistas garantem que não há problema e nem necessidade de uma revacinação.

Vacinas bivalentes aumentam imunidade contra vírus original da Covid-19 e variante Ômicron, aponta estudo. O Ministério da Saúde publicou, nessa segunda-feira (16), um relatório com os resultados preliminares dos estudos que avaliam segurança e eficácia da vacina bivalente contra a Covid-19.

Covid-19: reinfecção pode ter efeito cumulativo e causar mais complicações - 17/11/2022 - UOL VivaBem.

Muitas vezes, quem tem o sistema imunológico mais fraco apresenta sintomas simples e facilmente perceptíveis como tontura, queda de cabelo e unhas quebradiças. Se você costuma ter gripes ou infecções respiratórias repetidamente, em curtos intervalos, também pode ser um forte indício.

Ter Covid uma, duas ou até três vezes ao ano pode ser uma realidade concreta para pessoas que seguirem expostas sem barreiras à variante ômicron e suas subvariantes.

A maior parte das pessoas que se recuperam da infecção têm anticorpos contra o vírus.

Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.

pessoas com deficiências nutricionais, como a falta de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico; hábitos não saudáveis, como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool; idade, já que quando envelhecemos, o sistema imunológico tende a ficar menos eficiente.

“O que está acontecendo é que por conta de termos feito um intervalo maior entre as doses da AstraZeneca, o nosso sistema imunológico acaba criando uma resposta mais prolongada para combater o coronavírus. Não é que as outras estão perdendo a eficácia.

O essencial para que você mantenha o bom funcionamento do seu corpo é manter hábitos saudáveis. Uma dieta balanceada, a prática regular de exercícios e a adoção de medidas de prevenção de doenças contagiosas serão os grandes aliados para que seu corpo esteja melhor preparado para combater eventuais doenças.