Quais são os sintomas de uma infecção urinária grave?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 17 votos

Quais os tipos e sintomas de infecção urinária?

  • Disúria, que é a ardência ou dor ao urinar, é o sintoma mais comum da cistite;
  • Frequência urinária com baixo volume de urina;
  • Sensação de pouco esvaziamento ou de peso na bexiga;
  • Incontinência urinária;
  • Sangue na urina;
  • Urina com cheiro forte.

Dores incomodas na bexiga, costas e no baixo ventre; Febre baixa e constante; Presença de sangue na urina em casos graves; Sensação de peso na bexiga.

Na maioria dos casos, a ITU é simples e facilmente tratada com antibiótico, mas se a infecção “subir” para o trato urinário, atingindo ureter e rins, a doença pode ser muito perigosa, pois há o risco de a bactéria chegar à corrente sanguínea, causando febre e até infecção generalizada.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

Geralmente, antibióticos e muita água, em casa mesmo, resolvem o problema. No entanto, em pessoas mais velhas ou quando a infecção já alcançou outros órgãos para além da bexiga, o paciente deve ser internado. Depois que o problema chega ao rim, a condição passa a ser chamada de pielonefrite e o perigo aumenta.

O quadro da pielonefrite pode ser mais danoso, em comparação a cistite e uretrite, pois há risco de as bactérias caírem na circulação sanguínea, causando até mesmo uma infecção generalizada.

Vaginite. Uretrite. Síndrome Inflamatória Pélvica. Nefrolitíase (pedra nos rins)

O tratamento que o médico geralmente receita para a infecção urinária é o uso de antibióticos para que as bactérias possam ser combatidas e diminuídas. Dependendo do tipo de infecção, quando mais grave, é necessário internamento hospitalar e até cirurgia.

O tratamento para a infecção urinária é realizado com o consumo de água e líquidos sem açúcar, como chás e sucos, exceto de frutas ácidas. Em algumas situações, antibióticos podem ser necessários. Os casos mais leves podem ser curados em até duas semanas.

Os antibióticos mais indicados para tratar uma infecção urinária são: Nitrofurantoína (Macrodantina): a dose recomendada é de 1 cápsula de 100 mg, a cada 6 horas, durante 7 a 10 dias.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

Os sintomas da pielonefrite começam geralmente com calafrios repentinos, febre, dor lombar em qualquer um dos lados, náuseas e vômitos. (infecção da bexiga) incluindo micção frequente e dolorosa.

Se não houver melhora dos sintomas dentro de 2-3 dias após o início do antibiótico, deve-se procurar o médico novamente para investigação.