Qual é a diferença entre descrição objetiva e subjetiva?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Essa diferenciação se refere a natureza do discurso. A descrição objetiva é mais simples, direta e não possui as opiniões do observador, ele não infere valor no personagem ou objeto. Na descrição subjetiva ocorre o oposto, o observador se envolve com o objeto descrito, revelando as impressões captadas.

Características da descrição subjetiva
Pode ser definida como aquela em que as opiniões, perspectivas e sentimentos do autor interferem explicitamente no processo descritivo. Um movimento literário que exaltava as descrições subjetivas foi o Romantismo.

A descrição objetiva transmite de forma imparcial as características de algo, se limita aos fatos da forma mais objetiva possível. Exemplo de descrição objetiva: "A cidade é pequena e pacata. Lá todas as pessoas se conhecem.

Características da descrição subjetiva

  1. Interferência emocional.
  2. Transmissão de visão pessoal.
  3. Utilização de muitos adjetivos.
  4. Utilização de substantivos abstratos.
  5. Utilização da função poética da linguagem, de sentido conotativo.

Na teoria do conhecimento, a subjetividade é o conjunto de idéias, significados e emoções que, baseados no ponto de vista do sujeito, e portanto influenciados por seus interesses e desejos particulares. Em oposição, a objetividade produz o que pode ser verificável por diferentes sujeitos.

Na teoria do conhecimento, a subjetividade é o conjunto de idéias, significados e emoções que, baseados no ponto de vista do sujeito, e portanto influenciados por seus interesses e desejos particulares. Em oposição, a objetividade produz o que pode ser verificável por diferentes sujeitos.

A imagem subjetiva constitui-se, a partir da relação com o outro, com o mundo objetivo, que “não se pode, na verdade, separar das grandes funções psíquicas, a intelecção, a cognição, a memória, o desejo.” (AUMONT, 2007, p. 14). Nesse sentido, “os fatores situacionais” (p.

É algo que está baseado na sua interpretação individual, mas pode não ser válido para todos. Entre os sinônimos de subjetivo estão: intrínseco, tendencioso, individual, peculiar, pertinente.

Distingue-se a interpretação subjetiva e objetiva. A interpretação subjetiva tem por fim a verificação da vontade real dos contraentes, enquanto a interpretação objetiva visa a esclarecer o sentido das declarações que continuem dúbias ou ambíguas por não ter sido possível precisar a efetiva intenção das partes.

Como ser objetivo – Dicas para saber exatamente o que dizer

  1. 1 – Antes de decidir se pronunciar, saiba o que vai falar. ...
  2. 2 – Revele logo no início qual é o ponto que vai abordar de maneira resumida. ...
  3. 3 – Tenha domínio sobre o assunto. ...
  4. 4 – Roteirize o assunto. ...
  5. 6 – Menos é mais. ...
  6. 7 – A objetividade é a chave do sucesso.

Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias.

A posição do narrador é objetiva, quando se limita a contar os acontecimentos sem deixar que os seus sentimentos ou emoções transpareçam no seu decurso; é subjetiva se, na apresentação dos factos, há, claramente, uma posição emocional e sentimental do narrador.