Qual é a diferença entre conclusão e considerações finais?

Perguntado por: treal . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Conclusão é uma dedução extraída dos resultados do trabalho. Algo definitivo. Considerações finais indica que o resultado do trabalho possibilita reflexões, sem uma conclusão definitiva ou com resultado suscetível de revisões.

No entanto, no geral, considerações finais são sempre sínteses de argumentos já tratados anteriormente, retomando-os resumidamente e expondo os resultados e conclusões. Quando se trata de pesquisa ou trabalhos acadêmicos, as considerações finais são a última parte do texto.

Em outras palavras, no tópico das considerações finais, de modo geral, o pesquisador deverá retomar a linha de pensamento adotada pelo estudo e demonstrar se o trabalho atingiu ou não os seus objetivos e se a pergunta de pesquisa foi respondida.

Como fazer uma conclusão em 6 passos:

  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.

Significado de Considerações
substantivo feminino plural Análise ou opinião fundamentada sobre algo ou alguém que é objeto dessa análise: juiz apresentou suas considerações sobre o processo. Pensamento ou reflexão feita após uma análise muito profunda: apresento minhas considerações sobre a pesquisa.

Conclusão é o ato de finalizar ou concluir uma ideia, processo, texto, trabalho e demais atividades que requerem um término para uma sequência de etapas. A conclusão é uma das partes essenciais que compõe uma redação, por exemplo.

Escreva um texto claro e com no máximo 5 linhas. Termos como “analisar”, “avaliar” e “compreender” são ótimos para verbos para considerações finais.

Considerações finais: nas considerações finais você deve tecer uma espécie de conclusão do trabalho, ou seja, expor de forma mais clara e pessoal as suas impressões sobre o estágio. Você deve escrever as considerações de forma clara e objetiva, mas também com uma criticidade em relação a sua experiência.

Como fazer uma conclusão de um trabalho?

  1. Faça uma contextualização inicial.
  2. Descreva uma breve conclusão sobre cada seção do trabalho.
  3. Descreva de forma breve a metodologia da pesquisa.
  4. Responda o problema de pesquisa.
  5. Proponha ideias para aprofundar ou continuar a pesquisa.

Conclusão ou Considerações finais: Em versal, a 3 cm da borda superior, à esquerda, escreve-se CONCLUSÃO ou CONSIDRAÇÕES FINAIS. O texto inicia-se a 2 espaços duplos do título CONCLUSÃO ou CONSIDRAÇÕES FINAIS. É a lista que contém as obras consultadas para a realização da pesquisa.

Pode-se ainda iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva – logo, portanto, por isso, por conseguinte, então – apresentando, posteriormente, soluções para os problemas expostos no desenvolvimento.

Conclusão é uma dedução extraída dos resultados do trabalho. Algo definitivo. Considerações finais indica que o resultado do trabalho possibilita reflexões, sem uma conclusão definitiva ou com resultado suscetível de revisões.

Tipos de conclusão

  • Conclusão por síntese. Sintetizar significa tornar sintético, reduzir, ou seja, resumir. ...
  • Conclusão por solução. Apesar de ter ganhado força com o ENEM, a conclusão que propõe uma solução para o problema debatido já era utilizada há muito tempo. ...
  • Conclusão por dedução.