Qual é a diferença entre canjica e mungunzá?

Perguntado por: amota . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

A dúvida ocorre porque, na maior parte do Brasil, o milho branco e o amarelo são igualmente chamados de canjica. No entanto, no Nordeste, o prato com milho branco é chamado de mungunzá, enquanto a versão amarela é chamada de canjica.

Para regiões norte e nordeste, por exemplo, a palavra mungunzá é amplamente utilizada. Em contrapartida, nas regiões sul e sudeste o chamam de canjica.

Nas Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, ele é chamado de canjica, mas no Norte e Nordeste, esse mesmo alimento é conhecido como mungunzá. Para complicar ainda mais, no Nordeste, o doce conhecido como “curau” no restante do país – feito de creme de milho-verde, leite de coco e outras especiarias – é chamado de canjica.

1. Qual a diferença da Canjica branca e amarela? Primeiro é importante dizer que essas canjicas não são a mesma coisa: a de cor branca é muito utilizada para fazer a canjica branca ou o Mungunzá (típico no Nordeste); já a canjica amarela é mais comum no restante do país, porém é mais parecida com o curau.

No nordeste é mungunzá. Em São Paulo, canjica ou curau. Em Minas Gerais pode ser chamada de piruruca. Já no Rio de Janeiro é conhecida como canjiquinha.

nome masculino. [Brasil: Nordeste] [ Culinária ] Papa feita de grãos de milho branco triturados cozidos em leite com açúcar, canela e cravo-da-índia.

Existem duas versões: a doce (tradicional) e a versão salgada do Ceará com carne de fumeiro e linguiça. No candomblé da Bahia esse alimento sagrado é distribuído especificamente nas festas da lavagem do Nosso Senhor do Bonfim pelo povo de santo, dos terreiros que tem promessas ou fundamentos com Oxalá.

A canjica ele deve ter ficar de molho em água filtrada na geladeira, alcançar dois dedo de água acima de dos grãos, entrada 2 e 6 horas adiantado cozinhar. Se ela que ficar de molho, mesmo que cozinhe bastante, emprego miolinho ainda vai ficar duro.

Grãos velhos ou que foram armazenados de maneira inadequada deixam a canjica com um sabor amargo e dura. Além disso, ingredientes vencidos ou de baixa qualidade também interferem no gosto da canjica. Portanto, escolha apenas produtos que estejam dentro da data de validade.

Sua espiga é fina e alongada. O tamanho dos grãos é bem semelhante aos do milho-pipoca, porém o endosperma é mais grosso em relação ao embrião, o que confere firmeza e um aspecto liso e brilhante. É por esse motivo que não é possível fazer pipoca de canjica caseira.

Por ter alta quantidade de fibras, vai trazer maior saciedade, auxiliar no emagrecimento e ajudar na redução do colesterol. É um alimento rico em carotenoides, que aumenta a proteção do organismo e fortalece o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados.