Como é chamada a canjica no Maranhão?
Porém, se você mora na Região Norte ou Nordeste, é mais provável que conheça essa sobremesa como “mugunzá”, “mungunzá” ou “munguzá” – isso sem falar nas variações como “canjicão” (Rio de Janeiro), “mingau de milho branco” (Pará) e a curiosíssima “chá de burro” (regiões do Maranhão e do Piauí).
Como se chama canjica em outros estados
No Norte e Nordeste, por exemplo, ela é conhecida como mungunzá. Já no Nordeste recebe o nome de “curau” e no restante do País é conhecida como canjica. Além de todos esses nomes, ela pode ser chamada de canjiquinha e até mesmo jimbelê dependendo do estado brasileiro em que você come essa delícia.
Como se chama mungunzá no Maranhão
Nos estados da sub-região do Meio-Norte (Maranhão e Piauí), o prato é conhecido como "mingau de milho".
Como se chama mungunzá no Nordeste
Mungunzá ou canjica – tanto faz!
No nordeste é mungunzá. Em São Paulo, canjica ou curau. Em Minas Gerais pode ser chamada de piruruca. Já no Rio de Janeiro é conhecida como canjiquinha.
O que é o mungunzá
O munguzá (também chamado de mungunzá) é uma comida à base de milho que surgiu na África, mas que se popularizou bastante no Brasil. O prato tem várias versões, tanto doces, quanto salgadas, dependendo da região do país onde ele é preparado. Em alguns locais, é conhecido até como canjica.
Como se chama canjica no Recife
O que aqui chamam de canjica, no Nordeste, é munguzá.
Como se chama canjica
Para regiões norte e nordeste, por exemplo, a palavra mungunzá é amplamente utilizada. Em contrapartida, nas regiões sul e sudeste o chamam de canjica.
Como se chama mungunzá no Rio de Janeiro
A receita típica é nominada de variadas formas, pois no nordeste é mungunzá. Em São Paulo, canjica. Em Minas Gerais pode ser chamada de piruruca ou ainda canjica grossa. No Rio de Janeiro é conhecida como canjiquinha.
Onde foi criada a canjica
A canjica, ao lado da moqueca, da paçoca, do mingau, do beiju, da carne moqueada, seria uma deliciosa herança dos Tupinambá, índios brasileiros que habitavam o litoral, quando da chegada dos europeus nos começos do século 16. O estudioso recifense concebe a canjica como sendo derivada do termo tupi “acanjic”.
Qual é a origem da palavra canjica
Há ainda a terceira opinião: a de que canjica é uma palavra portuguesa, derivada de canja, que vem de Kanji, termo da língua malaiala falada na região de Malabar, sudoeste da Índia e que significa “arroz com água”.
Como é chamado o curau no Nordeste
É um doce feito com milho verde, leite, açúcar e canela em pó. Dependendo da região do Brasil, o termo curau pode se referir a diferentes doces. No Nordeste, esse mingau de milho é chamado de canjica, já no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, o curau também é conhecido como papa de milho e canjiquinha.
Como se chama curau no Norte
Enquanto a receita é conhecida como canjica nas regiões sudeste, sul e centro-oeste, no norte e nordeste do Brasil essa delícia é chamada de mungunzá. Nesse caso, a iguaria é feita apenas com milho branco e o doce é preparado com leite de coco ou de vaca, açúcar, leite condensado e especiarias como cravo e canela.
Como se chama mingau de milho na Bahia
No Nordeste, entendemos que canjica designa o grão de milho seco (branco ou amarelo) levemente quebrado que é a base do prato munguzá, mas também o mingau de milho verde de corte (dito curau no Sudeste).
E mungunzá ou mugunzá
Significado de Mungunzá
substantivo masculino [Culinária] Reg (Norte) Milho branco cozido em caldo açucarado, ao qual às vezes se acrescentam leite de coco ou de vaca, açúcar, manteiga e canela. Denominado canjica, no Centro e no Sul. Variação de manguzá, mugunzá, munguzá. Etimologia (origem da palavra mungunzá).