Qual é a cor do espaço?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Em 2002, Karl Glazebrook e Ivan Baldry calcularam a cor média de toda a luz que vemos das estrelas e galáxias hoje para determinar a cor atual do universo: um bege meio pálido, semelhante à cor de um café com leite - e por isso os cientistas chamaram esse tom de "café com leite cósmico".

A nova cor acabou sendo chamada de "latte cósmico", com base na palavra italiana para leite, após uma votação de toda a equipe de pesquisa. Outras sugestões incluíram cappuccino cósmico, Big Bang bege e ensopado de moluscos primordial.

De forma geral, as galáxias com estrelas nascentes são azuis e muito brilhantes e as galáxias mais velhas, cujas estrelas estão a morrer sem serem repostas, são avermelhadas e menos luminosas [embora haja outras razões para a cor vermelha, como a distância a que se encontram as galáxias ou a sua composição].

Após analisar fósseis com mais de um 1 bilhão de anos, cientistas da Universidade Nacional da Austrália (ANU), em parceria com Japão e Estados Unidos, concluiu que o pigmento mais antigo do mundo é o Rosa Choque.

Embora as quantidades pareçam enormes, as contas não são complicadas e o número total de cores que uma pessoa vê é cerca de: 1000 x 100 x 100 = 10 000 000 (10 milhões).

azul

O azul é a cor mais rara na natureza. Agora, uma equipa de cientistas descobriu que a razão por trás disso se prende com a química e a física. Tendo em conta o imenso céu azul ou o interminável oceano azul, pode-se pensar que a cor azul é comum na natureza. Mas é a mais escassa.

azuis

O azul “verdadeiro” é quase inexistente na Terra
Acontece que pigmentos (como a melanina ou a clorofila) azuis também são extremamente raros, justo pela ausência de minerais azuis no planeta. O que acontece, então, é que muitos animais refletem diversos tipos de luz que, combinados, formam tons de azul.

M83

M83 é uma galáxia espiral das mais bonitas. Ela foi descoberta em 1752 pelo astrônomo Nicolas Louis de Lacaille no Cabo da Boa Esperança (hoje Cidade do Cabo), na África do Sul. Charles Messier tomou conhecimento dessa galáxia algum tempo depois e a incluiu no seu famoso catálogo com o nome de M83.

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

As galáxias são formadas por diversos elementos cósmicos, como gases, poeiras e estrelas. Elas formam grandes estruturas heterogêneas que apresentam processos dinâmicos. As galáxias são estruturas celestes presentes no Universo.

Rosa Millenial

Rosa Millenial é a cor mais antiga do mundo, de acordo com cientistas em nova pesquisa - FTCMAG. Cientistas descobrem a cor mais antiga encontrada na natureza. Pigmentos rosa millenial foram extraídos de rochas de mais de 1,1 bilhão de anos.

Descoberto inesperadamente em 2009 por pesquisadores da Oregon State University, o YInMn Blue chamou a atenção por ser um novo pigmento azul. O último foi criado há 200 anos.

Foi há sete anos que investigadores norte-americanos descobriram por acidente um novo tom de azul. Agora, a nova cor, chamada YinMn, está pronta para ser vendida como tinta.

O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.