Qual é a cor da borboleta rara?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.9 / 5 6 votos

Pequenina, mas de beleza única, a borboleta azul de Palos Verdes (Glaucopsyche lygdamus palosverdesensis) é considerada a mais rara do mundo porque sua distribuição é comprovadamente limitada a um único local, a Península de Palos Verdes, em Los Angeles, Estados Unidos.

Parides burchellanus

A Parides burchellanus, espécie rara de borboleta, consta na lista de alerta internacional para risco de extinção. Mais conhecida como “Ribeirinha”, ela tem recebido a atenção dos membros da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

O preço dos animais varia entre US$ 2 e US$ 3.850. Borboletas da espécie Ornithoptera allottei foram os insetos mais caros encontrados à venda na internet. A Papilio chikae, outra borboleta rara e considerada em risco de extinção, também estava sendo comercializada ilegalmente.

Originário da região de São Francisco, nos Estados Unidos, as borboletas azuis Xerces foram apagadas da história por conta da ação humana, mais precisamente devido ao desenvolvimento urbano na região, como explica matéria do O Globo. Seu último registro remete aos anos 1940.

Adelpha herbita

Imagine a sensação de ficar, frente a frente, com uma borboleta vista pela última vez há mais de 100 anos? A rara Adelpha herbita foi vista na maior reserva privada de Mata Atlântica do país: o Legado das Águas, no Vale do Ribeira.

Troides aeacus

Cientificamente conhecida como Troides aeacus, a borboleta asa-de-pássaro dourada é originária do sul da Ásia e foi apelidada como “uma das borboletas mais bonitas do mundo”.

No Brasil, as mais comuns são as espécies Morpho rhetenor e Morpho anaxibia. A primeira destaca-se como a mais brilhante entre as que possuem azuis metálicos.

A borboleta 88 pertence à espécie Calligore pygas, sendo que esta tem um total de 8 subespécies, as quais podem ser encontradas da Amazônia até os Andes! Já a subespécie Callicore pygas eucale é encontrada somente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

1. Borboleta oitenta-e-oito. Com seu padrão incrível de manchas em preto e branco, a borboleta oitenta-e-oito é uma das espécies mais estonteantes que temos em nosso país. O seu apelido é bastante simples de explicar: é comum que todas borboletas desse tipo tenham um desenho semelhante ao número 88 em suas asas.

Borboleta 88
Esse é um número intrigante, que pode até adquirir conotações místicas ou esotéricas, dependendo de quem tenha acesso a esse tipo de conhecimento. Contudo, o 88 também pode ser 80 e se refere ao padrão da coloração nas asas dessa espécie.