Pode comer churrasco no domingo de Páscoa?

Perguntado por: ubittencourt5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

liberado no domingo? Sim, a tradição de não comer carne ocorre somente na sexta-feira da paixão, data que simboliza o sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

É também apontado que o peixe tem um significado simbólico, por ser associado aos milagres realizados por Jesus Cristo, como a multiplicação dos pães e dos peixes. E afinal, quando se pode voltar a comer carne? A abstinência de carne vermelha é encerrada no domingo de Páscoa.

A tradição refere-se especificamente ao consumo de carne vermelha e frango. Muitas pessoas substituem o consumo dessas carnes pela de peixe, mas outras pessoas optam por não consumir nenhum tipo de carne no período.

Durante a Quaresma, período de reflexão e penitência que antecede a Páscoa, e também na Sexta-feira Santa, a Igreja Católica recomenda aos fiéis que evitem o consumo de carne vermelha.

Mesmo o bacalhau sendo o protagonista da Páscoa, outras carnes estão bastante presentes na mesa dos brasileiros nesta data, algumas opções de receitas são:

  • Filé mignon ao molho de gorgonzola;
  • Frango xadrez;
  • Pernil assado;
  • Costelinha de porco na pressão;
  • Costela ao barbecue;
  • Cordeiro assado;
  • Salmão crocante.

São eles:

  • Não varrer a casa.
  • Não ir a festas.
  • Não realizar atos que contradigam a natureza da Sexta-feira Santa.

Embora alguns dos católicos, praticantes ou não, deixem de comer carne vermelha nas quartas e sexta-feiras da Quaresma, período entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Páscoa, a Igreja não considera pecado a quebra desta tradição que vem sendo mantida geração após geração.

Embora a tradição de comer peixe seja mais comum, não é estritamente proibido comer outras carnes nesse dia. Segundo a igreja, a abstinência de carne é uma questão de praticar a caridade e a ajuda ao próximo.

É nesse dia que a tradição do catolicismo reserva para que os fiéis pratiquem a abstinência. Apenas na Sexta-Feira Santa fiéis substituem a carne vermelha e frango por peixe.

Não comemos carne nessa data porque a carne vermelha simboliza o corpo de Cristo. Portanto, devemos nos abster desse alimento como uma forma de respeito à figura, já que ela teria derramado seu sangue para salvar a humanidade.

Segundo ele, não comer carne é uma forma de penitência, que tem como referência a crucificação de Jesus que, de acordo a Bíblia, aconteceu numa sexta-feira. Esse gesto de renúncia é, para os católicos, uma forma de aproximar os fieis de Deus, experimentando restrições de prazer.