Pode comer carne de frango na Quaresma?

Perguntado por: afigueiredo9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

A Quaresma é o período de preparação para a Páscoa, uma época de viver de forma simples, de praticar o jejum, a abstinência, a reflexão espiritual e a penitência. Também é o período de trocar a carne bovina, de frango e suína por um pedaço de peixe.

O padre conta que no passado a igreja era mais rigorosa e prescrevia abstinência durante toda a quaresma. Com o passar do tempo, esta restrição foi abandonada. “Hoje, liberou-se mais um pouco devido o próprio peixe, que ficou mais caro. Então as pessoas podem comprar carne de frango”, explica o padre.

O jejum é obrigatório nas recomendações católicas para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. Além disso, a igreja diz que a carne vermelha deve ser evitada em todas as sextas-feiras da Quaresma.

“Ah, então são apenas as carnes vermelhas que são proibidas”, pensarão alguns. Não, o frango – que é carne branca – também não é permitido na Quaresma.

Abstinência é deixar de comer carnes de animais de sangue quente: bovina (gado), ovina (carneiro), aviária (frango, galeto, galinha etc., bem como seus caldos de carne.

Frango é permitido? Dessa forma, o frango também não é permitido. Somente peixes e vegetais não entram nessa categoria e o consumo é permitido. "Para nós que somos católicos existem dois significados: o de não derramar sangue para imprimir sofrimento em um animal e o de permitir que os rebanhos se recuperem.

Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.

As carnes brancas provêm, geralmente, de aves e caça. Frango, coelho, pato, peru, ganso, codorniz, são alguns exemplos de carnes brancas. Já as carnes vermelhas são normalmente de origem suína e bovina, tais como a vaca, o boi, o porco, a vitela, o veado, o borrego e o cordeiro.

"A lei canônica fala da obrigação da abstinência de carne entre os 14 e os 60 anos, no primeiro e no último dia da Quaresma. Em todas as sextas-feiras desse período, é recomendada a penitência". Ele diz ainda que a renúncia à carne pode ser trocada por outro tipo de jejum ou sacrifício.

A Igreja Católica instrui os membros a se absterem de carne na quarta-feira de cinzas e nas sextas-feiras durante a Quaresma, um período de penitência e renovação que antecede a Páscoa. Durante esses dias, não é aceitável comer cordeiro, frango, boi, porco, presunto, veado e a maioria das outras carnes.

Não, o frango – que é carne branca – também não é permitido na Quaresma. Mas por que então o peixe está liberado? Como escreveu São Paulo, “Nem todas as carnes são iguais: uma é a dos homens e outra a dos animais; a da aves difere da dos peixes” (I Coríntios 15,39).

Não há nenhuma explicação teológica a respeito do consumo de frango no sábado de aleluia. No entanto, a tradição da igreja recomenda aos católicos que substituam a carne vermelha ou de frango por peixe, por se tratar de um alimento bíblico.

liberado no domingo? Sim, a tradição de não comer carne ocorre somente na sexta-feira da paixão, data que simboliza o sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

O que comer depois do jejum
Depois do jejum, é importante priorizar alimentos ricos em fibra como frutas e vegetais frescos, cereais integrais, e de proteínas magras, como peixe branco e frango, que promovem o controle da fome e mantêm a massa muscular.