Qual é a função de arado?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os arados são implementos que operam nas camadas iniciais do solo, na qual as plantas irão se desenvolver. A principal função dos arados é o propiciar ao solo melhores condições de aeração, infiltração, armazenamento de água e homogeneização da fertilidade. Os arados ainda podem ser de discos ou de aivecas.

Instrumento agrícola para lavrar (arar, abrir sulco ou rego) a terra. Antigamente e, ainda hoje, em lugares mais remotos, puxado por junta de bois, por burros ou mulas, abrindo apenas um sulco. Na agricultura moderna, o arado é puxado por tratores, com várias dimensões, abrindo muitos sulcos ao mesmo tempo.

Os arados são implementos que atuam no preparo do solo e servem para arar e descompactar a terra para o cultivo das plantas.

Existem dois tipos de arado: de discos e de aivecas.

  • Arado de discos - o número de discos, o sistema de acoplamento, o diâmetro desses componentes, entre outras características, pode variar.
  • Arado de aivecas possui disco de corte em “V”, permitindo que o tombamento do solo seja feito com maior eficiência.

Aração é o processo de revirar o solo agrícola com um arado ou grade. Sua finalidade é descompactar a terra para um melhor desenvolvimento das raízes, incorporar matéria orgânica no solo aumentando sua fertilidade, expor o subsolo à ação do sol, ajudando a aumentar a temperatura e melhorar a fertilização do solo.

A aração do solo é uma técnica de inversão das camadas do solo para que aumente os níveis de oxidação da matéria orgânica. O preparo secundário do solo visa complementar a atividade de arado, utilizando implementos de gradagem.

apto para o Reino de Deus." - Lucas 9:62.

Quais suas vantagens para operações agrícolas?

  • realização, em uma única operação, de aragem e gradagem;
  • elevada capacidade de trabalho;
  • incorporação de resíduos orgânicos depois da colheita;
  • trituração e incorporação de ervas daninhas à terra, como adubo;
  • excelente custo-benefício.

Após arar o solo, é importante realizar a gradagem, uma prática que tem como objetivo esfarelar os grandes torrões deixados pela aração para deixar o solo plano novamente.

A história do arado confirma, que a aradura, uma das pri- meiras práticas agrícolas, foi sempre considerada como a base paru o desenvolvimento da exploração agrícola. A energia gasta pelo trabalho do arado em todas as re- giões da terra, é cousa digna de ser apreciada e estudada.

Os escarificadores são implementos agrícolas utilizados no preparo solo e podem substituir a grade e o arado, ao passo que o subsolador é utilizado para romper camadas compactadas em profundidades maiores.