Pode trabalhar na Sexta Santa?
Via de regra, na Sexta-feira Santa, é proibido o trabalho de acordo com o artigo 70 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Porém, em algumas categorias pode ocorrer a exigência do trabalho, principalmente em serviços essenciais como hospitais, transporte, segurança pública, supermercado e outros.
Pode trabalhar no feriado de Sexta-feira Santa
Quem trabalha na Sexta-feira Santa tem algum direito? Como a data é feriado nacional, o trabalhador tem direito a receber o pagamento deste dia em dobro. O artigo 70 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que é vedado o trabalho em dias de feriados nacionais e feriados religiosos.
O que acontece se trabalhar na Semana Santa
“O trabalho no dia de feriado gera ao trabalhador o direito de receber uma folga compensatória ou a remuneração em dobro do dia trabalhado. Segundo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), esse acordo pode ser feito entre o empregador e o empregado”, explica o auditor-fiscal.
Por que não trabalhar na Sexta-feira Santa
A véspera da Sexta-feira Santa não é considerada feriado nacional, mas empresas e funcionários podem fazer acordo para que todos folguem e depois compensem as horas não trabalhadas em outros dias.
Pode trabalhar em dia santo
Mas o sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum” (Ex 20,9-10), assim também deve ser cada cristão. Nós, católicos, temos como obrigação reservar um dia para dedicarmos a Deus.
O que é pecado na Sexta-feira Santa
Durante o período, os fiéis observam muitas práticas e tradições que são ligadas, principalmente, ao catolicismo, e uma das mais conhecidas diz respeito à abstinência de carne na Sexta-feira Santa.
Qual feriado não pode trabalhar
Segundo a legislação trabalhista, em regra geral, o trabalho em feriados civis e religiosos é proibido no Brasil. No entanto, a permissão será concedida a título permanente nas atividades que, por sua natureza ou pela conveniência pública, devem ser exercidas aos domingos.
Pode trabalhar no dia da Semana Santa
É um dia normal de trabalho e quem faltar sem fazer acordo com o patrão pode ter o dia descontado. Governadores, porém, podem decretar ponto facultativo. E prefeitos podem aprovar uma lei prevendo que a data seja um feriado.
Pode abrir comércio na Sexta-feira Santa
A abertura de restaurantes, bares, supermercados e lojas de comércio em geral acontece de forma facultativa, a depender dos órgãos locais, como o sindicato dos lojistas da região. Fique atento pois os horários de funcionamento dos estabelecimentos podem sofrer alterações.
Que dia não pode trabalhar na Semana Santa
Por isso, é muito comum que as famílias façam a tradicional bacalhoada na Sexta-feira da Paixão. É proibida a realização de qualquer trabalho braçal durante o dia. A partir da meia-noite todos poderão voltar a sua rotina normal.
Pode sair no sábado de Aleluia
"O comportamento dos fiéis para o Sábado é de silêncio, não é prevista nenhuma celebração, nenhuma reunião, a não ser a vigília pascal à noite. Vivemos esse dia junto com Maria, a mãe que viu o filho morto e espera a ressurreição", explica.
É pecado tomar cerveja na Sexta-feira Santa
9° – Nada de bebedeira, o vinho é a única bebida permitida, a embriaguez na Sexta-feira Santa é uma afronta aos costumes cristãos. 10°- Não é permitido a participação em qualquer festa ou balada antes da meia noite.