O que aconteceu com Jesus na Sexta-feira Santa?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.2 / 5 10 votos

Basicamente, a Sexta-Feira Santa é conhecida por ser o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morreu. Os cristãos referem-se a esse dia também como Sexta-Feira da Paixão, sendo que a palavra “paixão” advém do latim passio, que significa “sofrimento”.

No dia da sexta-feira da Paixão, aconteceu a crucificação e morte de Jesus Cristo. Ele carregou a cruz por um longo trajeto e os soldados do Império Romano colocaram uma coroa de espinhos em Cristo. Ao finalizar o trajeto, ele foi morto e dois dias depois ressuscitado.

Na Sexta-Feira Santa, cristãos recordam a condenação, prisão, paixão e morte de Jesus na cruz.

Sábado de Aleluia é o Sábado da Semana Santa, o primeiro dia depois da crucificação e morte de Jesus Cristo e o dia anterior ao Domingo de Páscoa.

Gallery image with caption: O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, pois celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, um sinal de humildade.

Inclusive a data, provavelmente em torno de 28 depois de Cristo, é uma suposição baseada em dados”. Muitos pesquisadores consideram a data de 14 de Nissan (mês do calendário judaico), isto é, na sexta-feira 3 de abril. Mas nem mesmo os Evangelhos estão de acordo: Marcos, Lucas e Mateus falam de um dia e João de outro.

Isso porque outra tradição do catolicismo surgiu nesse período: a de jejuar toda sexta-feira. No século IX, durante o pontificado de Nicolau I, foi imposta a prática de abdicar de carne toda sexta-feira a todos os cristãos maiores de sete anos.

Traição de Judas
Mais tarde, na noite da quinta-feira, Judas levou um grupo de soldados romanos e líderes religiosos até o Jardim do Getsêmani, onde todos se reuniam.

O gesto faz parte do rito da celebração católica e lembra a crucificação e morte de Jesus Cristo.

Segundo a crença cristã, Jesus de Nazaré morreu crucificado por ordem do então prefeito romano na Judéia, Pôncio Pilatos, e sua jornada até seu calvário - uma série de episódios conhecidos como Paixão - é um dos elementos centrais celebrados na Semana Santa.

A Sexta-Feira Santa é uma data vinculada à celebração da Páscoa no cristianismo. Esse dia é conhecido como o dia em que Jesus foi crucificado e morreu.

A Sexta-feira Santa, ou 'Sexta-feira da Paixão', é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

"[O corpo] passava alguns dias ali, quatro, cinco dias, pendurado.

Jerusalém

Cristãos visitam local do calvário de Jesus Cristo em Jerusalém.

Judas Iscariotes

Poucos nomes na história são tão identificados com o mal como Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus com um beijo e o entregou à morte certa.

Também denominado por Sexta-Feira da Paixão, esse dia representa uma data destinada para a prática de privações como a de não consumir carnes e frango por ser uma de penitência pela morte de Cristo.