O que a Bíblia fala sobre comer carne na Semana Santa?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 18 votos

Segundo a bíblia, Jesus Cristo viveu e morreu para salvar todas as pessoas de seus pecados. Durante a Quaresma, que é o período de 40 dias que antecede a Páscoa, a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício.

Caso a pessoa coma uma carne que não seja peixe na Sexta-feira Santa, a opinião dos padres varia. Alguns acreditam que é um pecado, enquanto outros não. No entanto, é importante lembrar que a abstinência de carne é uma norma que favorece a espiritualidade e não está nos 10 mandamentos.

Igreja evangélica – Diferente da tradição católica, a Igreja Evangélica não costuma necessariamente fazer jejum na “Sexta-feira Santa”. Segundo o pastor Luiz Zogob, na sexta-feira santa, os evangélicos não fazem o jejum da carne vermelha. “Podemos comer qualquer tipo de carne, comemos nessa data sem nenhuma proibição.

21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.

Terça-Feira Santa
No final do dia, Jesus foi com seus discípulos ao Monte das Oliveiras, onde profetizou sobre o Juízo Final, o fim dos tempos e o seu regresso (Parusia). Em Mateus 24:36, Jesus diz: Contudo, ninguém sabe a data e a hora em que o fim virá, nem mesmo os anjos, nem sequer o Filho de Deus. Só o Pai o sabe.

A tradição de abstinência de carne na Sexta-Feira Santa, portanto, não está nos 10 mandamentos, mas é uma norma que visa favorecer a espiritualidade. É um dia de jejum, abstinência de carne e um momento para praticar a caridade, a oração e um pouco mais de silêncio e recolhimento.

A opção por não ingerir carne é em respeito ao derramamento de sangue de Jesus Cristo. Porém, essa tradição só acontece na sexta-feira do feriado. No sábado e no domingo de Páscoa, não há restrições da Igreja quanto aos hábitos alimentares dos fiéis. Veja aqui o que é ou não é permitido fazer na Semana Santa.

Segundo o cristianismo, a Sexta-feira Santa é uma data de reflexão e simboliza o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Neste momento em que ele recebeu a coroa de espinhos e carregou a Cruz até o momento em que ele foi morto e sepultado no ano 33.

"É um respeito frente à paixão do Nosso Senhor", explica o coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória, padre Claudio Moreira. Segundo ele, não comer carne é uma forma de penitência, que tem como referência a crucificação de Jesus que, de acordo a Bíblia, aconteceu numa sexta-feira.

A Igreja Católica afirma que a abstinência de carne é uma questão de praticar a caridade e a ajuda ao próximo, visto que antigamente era o alimento mais caro.

Mais tarde, no Novo Testamento, Jesus eliminou essas regras e “declarou limpos todos os alimentos” (Marcos 7: 18-19): “Não há nada fora do homem que o possa contaminar se entrar nele, mas as coisas que procedem do homem são o que o contamina”.

“Todo animal movente que está vivo pode servir-vos de alimento” ... E após o Dilúvio, por liberação do próprio Deus, ele passou a comer a carne de animais (Gn 9: 3-4).