Qual é a classificação de onde?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

Como dito anteriormente, onde costuma ser utilizado como advérbio de lugar ou como pronome relativo. Essa palavra possui noção de lugar, mas sempre no sentido estático, permanente, isto é, sem movimento.

“Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).

A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".

A palavra "onde" indica o lugar onde está ou em que se passa um acontecimento. Está ligada a verbos que expressam permanência. Exemplos: Onde ela está?

I. A palavra onde pode ser classificada de duas maneiras: a) advérbio relativo: 1) «Esta é a casa onde moro.»

Além deles, chamamos de advérbios interrogativos as palavras como, onde, aonde, donde, por que, quando. Essas palavras podem ser usadas em frases interrogativas diretas ou indiretas.

Onde - Esse pronome indica sempre a ideia referente a lugar, exercendo, portanto, a função de ajunto adverbial de lugar. Visitamos a cidade onde moram meus pais.

O uso do Onde na Redação
Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o 'o qual', o cujo ou qualquer termo coesivo.

5. Pronome relativo

ClassificaçãoPronomes Relativos
Variáveiso qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas.
Invariáveisquem, que, onde.

São exemplos de pronomes relativos são: onde, que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais, quanto, quantos, cujo, cuja, cujos, cujas, quantas, etc. O remédio que preciso custa caro. Esta é a menina de quem te falei. A casa onde ela mora é muito pequena.

Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência. Ao gravar essa norma, as suas chances de aplicar o termo correto são altas. Depois disso, é só fixar as exceções que fogem à regra.

Onde: deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de lugar estático, permanente, fixo. Aonde deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de destino, movimento, ação continua.

Onde significa “em que lugar” e deve ser usado quando o verbo da frase sugerir permanência (está onde). Aonde é sinônimo de “para que lugar” (a + onde). Assim, deve ser usado quando o verbo da frase sugerir movimento (vai aonde).