Qual é a classificação de função?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 26 de setembro de 2023
3.9 / 5 8 votos

Uma função pode ser classificada de acordo com o tipo de regra que associa os elementos do domínio aos elementos do contradomínio. Se a regra que associa o domínio ao contradomínio é um polinômio, então a função é dita uma Função polinomial. Exemplos de funções polinomiais são a função linear e a função quadrática.

Função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto (representado pela variável x) a um único elemento de outro conjunto (representado pela variável y). Para cada valor de x, podemos determinar um valor de y, dizemos então que “y está em função de x”.

Tipos de função
Existem duas formas distintas de classificar as funções. Uma delas é quanto à sua lei de formação e a outra é quanto à relação entre domínio e contradomínio.

O conceito básico de função é o seguinte: toda vez que temos dois conjuntos e algum tipo de associação entre eles, que faça corresponder a todo elemento do primeiro conjunto um único elemento do segundo, ocorre uma função. O uso de funções pode ser encontrado em diversos assuntos.

Função injetora: uma função é injetora se os elementos distintos do domínio tiverem imagens distintas. Por exemplo, dada a função f : A→B, tal que f(x) = 3x. Função bijetora: uma função é bijetora se ela é injetora e sobrejetora. Por exemplo, a função f : A→B, tal que f(x) = 5x + 4.

Um jeito prático de descobrirmos se o gráfico apresentado é ou não função, é traçarmos retas paralelas ao eixo do y e se verificarmos se no eixo do x existem elementos com mais de uma correspondência, aí podemos dizer se é ou não uma função, conforme os exemplos acima.

A função afim é qualquer função que possua a lei de formação y = ax + b, sendo a e b números reais e a diferente de zero. Desse modo, uma função afim é também uma função do primeiro grau, pois não apresenta produto ou potência de variáveis.

Casos particulares:

  • Funções do 1 º grau, ou funções afim. São funções f : ℝ → ℝ dadas por: f ( x ) = a x + b , ...
  • Funções do 2 º grau ou função quadrática. São funções f : ℝ → ℝ dadas por: f ( x ) = a x 2 + b x + c. ...
  • Funções do 3 º grau ou funções cúbicas. São funções f : ℝ → ℝ dadas por: f ( x ) = a x 3 + b x 2 + c x + d .

Representação das funções
Exemplo: observe os conjuntos A = {1, 2, 3, 4} e B = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8}, com a função que determina a relação entre os elementos f: A → B é x → 2x. Sendo assim, f(x) = 2x e cada x do conjunto A é transformado em 2x no conjunto B.

Para a compreensão das características das funções é preciso saber algumas características das funções: domínio, imagem, contradomínio.

De modo geral, as funções são representadas por tabelas, gráficos ou por expressões genéricas como uma fórmula ou modelo. Uma das formas de representar uma função é em tabelas. Geralmente são utilizadas quando se tem um número pequeno de pares ordenados.

Para determinar quando é uma função e quando não é, devemos examinar as entradas e saídas do relacionamento. Se as entradas da relação produzem apenas uma saída, então a relação é uma função. Caso contrário, se as entradas produzem duas ou mais saídas, o relacionamento não é uma função.

A função de primeiro grau ou função afim é uma norma matemática que relaciona as variáveis de uma equação, ou seja, a dependência de um elemento em relação ao outro. Por isso, a função de primeiro grau é utilizada para definir a relação entre as variáveis x e y. Isso porque para cada valor dado a x, determinará o de y.