Qual amiga de Anne Frank Mora no Brasil?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Nanette Konig

AMIGA DE ANNE FRANK QUE ESTEVE COM ELA NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO, HOJE VIVE EM SÃO PAULO. Também judia, Nanette Konig dividiu o campo de concentração com Anne. Após sair de campo de concentração, ela ficou durante três anos internada.

Hannah Goslar

Hannah Goslar, uma das melhores amigas de Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial, morreu nesta sexta-feira aos 93 anos, informou a fundação que leva o nome da menina judia, famosa pelos registros que deixou num diário entre 1942 e 1944.

Vivendo em condições precárias no campo, Hannah recebeu notícias de Anne Frank, que estava enfraquecida e lutava pela vida. No Diário de Anne Frank, livro que ficou mundialmente conhecido, a menina também menciona diversos momentos que passou com a amiga, Hanneli, como era chamada pelos amigos.

Nanette sobrevive a Bergen-Belsen e é salva pelo major britânico Leonard Berney. Depois da guerra, ela passou três anos hospitalizada por ter contraído tifo, doença que matou Anne Frank. Nesta época, ela recebe do pai de Anne, Otto Frank, um exemplar do livro escrito pela filha, “Het Achterhuis” (O Anexo Secreto).

De todos os que se escondiam no Anexo Secreto, apenas Otto, o pai de Anne, sobreviveu à guerra. Ele foi libertado de Auschwitz pelos russos e, durante a sua longa viagem de volta para a Holanda, fica a saber que a sua esposa Edith morreu. Já na Holanda, fica a saber que também Anne e Margot não sobreviveram.

“Eu sei o que eu quero, eu tenho um objetivo, uma opinião, eu tenho uma religião e tenho amor. Deixe-me ser eu mesmo e então eu estou satisfeito. Eu sei que eu sou uma mulher, uma mulher com força interior e muita coragem”. “Nós não estamos autorizados a ter opinião.

Hannah Pick-Goslar, uma amiga de infância da judia Anne Frank, morreu aos 93 anos. A Fundação Anne Frank prestou homenagem a Pick-Goslar, que também esteve presa num campo de concentração.

Não importa o quão horrível seja a história", escreveu a Fundação Anne Frank, que anunciou a morte de Goslar. Anne Frank se tornou conhecida por meio do diário que escreveu quando estava escondida com sua família em Amsterdã. Ela morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen em 1945, aos 15 anos.

Nos primeiros cinco anos de vida, Anne morava com seus pais e sua irmã mais velha, Margot, em um apartamento localizado nos arredores de Frankfurt. Após a tomada do poder pelos nazistas, em 1933, a família Frank fugiu para Amsterdã, na Holanda.

Eichman foi condenado por genocídio e crimes contra a humanidade, sendo enforcado na prisão de Ramla, perto de Tel Aviv, em 1º de junho de 1962. Foi a única vez que o governo de Israel aplicou a pena de morte.

No dia 15 de dezembro de 1961 Eichmann foi considerado culpado de crimes contra o povo judeu e condenado à morte. Ele foi enforcado na meia-noite, entre 31 de maio e 1 de junho de 1962, sendo aquela a única vez que o Estado de Israel impôs a alguém a pena de morte. Suas cinzas foram espalhadas pelo mar.

Como sobreviver a um campo de concentração? Estaria essa sobrevivência condicionada ao acaso do destino? Em um emocionante relato, Nanette Blitz Konig conta a história de um período em que ela e milhões de judeus foram entregues à própria sorte com a mínima chance de sobrevivência.