Qual a validade de uma farofa caseira?

Perguntado por: afurtado . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Uma farofa gostosa e crocante não tem erro: tostar a farinha (mandioca, pão, milho) até o momento que fizer um barulho como se estivesse “arranhando” sua panela ou frigideira. Sobre a conservação, a dica do Renato é guardar até 10 dias, no máximo.

4 MÊS

Material 244498: FAROFA PRONTA, TIPO TRADICIONAL SABOR NATURAL PRAZO VALIDADE 4 MÊS QUANTIDADE CALORIAS 210 KCAL/G CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS COM FARINHA DE MADIOCA TEMPERADA.

Tampe muito bem e coloque uma etiqueta com a data em que a receita foi feita. Depois disso é só colocar no congelador, a farofa terá validade de até três meses congelada. Para descongelar é só esperar ela voltar à temperatura ambiente naturalmente e pronto, você tem uma farofa deliciosa e fresquinha!

Peru, pernil, leitão, farofa e maionese são exemplos de pratos que não costumam faltar nestas comemorações. Mas eles só podem ficar fora da geladeira até duas horas. Assim se evita a proliferação de bactérias.

Banho Maria:

  1. Leve ao fogo uma panela com água suficiente para cobrir o saquinho.
  2. Quando começar a ferver coloque a embalagem na água (aqui não é para rasgar).
  3. Espere ± 6 min e tire o saquinho da água (cuidado com a temperatura).
  4. Agora é só abrir, servir e aproveitar!

FAROFA: pode congelar, e para descongelar é só tirar ela do freezer e esquentar direto na panela com um pouco de manteiga. FRANGO GRELHADO: congelar muito bem, e para descongelar, acrescente um pouco de água para não ressecar o seu frango!

Farinhas: apesar de não serem consideradas perecíveis, as farinhas de trigo, mandioca e arroz também são delicadas e precisam ser conservadas entre seis e doze meses, dependendo da forma de armazenamento.

Sobre a conservação, a dica do Renato é guardar até 10 dias, no máximo. “A não ser que seja farofa de cebola, que eu não recomendo armazenar por vários dias".

Além disso, as farofas prontas possuem em sua composição gordura saturada que fazem mal para o coração por aumentarem o colesterol ruim (LDL) e uma alta quantidade de sódio. Por isso, atenção para aquelas pessoas que consomem a farofa pronta diariamente e em grandes quantidades.

O ideal é um recipiente que tenha uma tampa que feche bem já que a farinha precisa estar longe da umidade. Um recipiente assim também funciona como uma barreira de proteção contra odores de outros alimentos que possam estar em seu armário. Fazendo isto sua farinha poderá durar até um ano nestas condições.

Abóbora, pimentão, pimentas, cebola, alho e pepino resistem por mais tempo fora da geladeira. De acordo com Hellen, os pimentões, pimentas e tomates, quando armazenados sob refrigeração, param de amadurecer.