Qual é melhor leite em pó ou leite ninho?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Não existe um "melhor". Depende de qual é o seu objetivo e seu gosto! A grande diferença entre eles é o teor de gordura. O leite em pó integral (no caso o leite ninho) possue mais gordura em sua composição do que o desnatado, já o teor de proteína deles é o mesmo.

Além de nutrir os pequenos e colaborar com um crescimento saudável, NINHO® Levinho tem 50% menos gorduras no leite em pó e 60% a menos no UHT devido a processos produtivos diferenciados.

Os leites em pó ou desidratado, em tese, são todos iguais. O leite em pó, ou desidratado, é feito através do processo de desidratação, ou retirada total de água. Alguma diferença que possa haver, seria de aditivos acrescentados. Não devemos confundir leite em pó com composto lácteo.

De forma geral, não existe perda de nutrientes no alimento, de forma que o leite em pó tem os mesmo benefícios do leite comum. O alimento é uma importante fonte de cálcio e nutrientes como proteínas, vitamina B12 e magnésio.

Leite desnatado

- Leite desnatado: O leite desnatado é o mais indicado para uma alimentação saudável. É ideal para pessoas que não podem ter uma dieta com grande ingestão de gorduras. Apesar de perder substância, ainda continua sendo uma boa fonte de proteínas, principalmente de cálcio.

A principal diferença entre leite em pó e leite líquido é a presença ou ausência de água na sua composição. O leite em pó tem cerca de 3% de água, enquanto o leite líquido tem 87%. Isso faz com que ele tenha uma maior concentração dos nutrientes presentes no leite fresco. Outra diferença é a praticidade.

Assim como o leite comum, o leite em pó é um alimento rico em nutrientes importantes para a saúde, como proteínas, cálcio e vitamina A, e, por isso, o consumo desse tipo de leite geralmente não faz mal.

Além de nutrir os pequenos e colaborar com um crescimento saudável, NINHO® Levinho tem 50% menos gorduras no leite em pó e 60% a menos no UHT devido a processos produtivos diferenciados.

O motivo pelo qual temos esta percepção são basicamente 2: Concentração: Como o leite Ninho é apresentado em forma de pó, sólido, se diluirmos com menos quantidade de água do que a que existe naturalmente no leite, teremos um produto mais concentrado com um gosto mais acentuado dos componentes naturais do leite.

Assim, o melhor é optar por leite desnatado, porque vai ter menos quantidade de colesterol na composição. Além disso, o leite em pó pode ter mais aditivos, para que se conserve por mais tempo e, para que, depois de diluído na água, tenha uma aparência de um leite convencional.

Nesse caso, é aconselhado o teste com o leite tipo A2, onde terá apenas a variante A2 da caseína. Para saber qual tipo de leite você está comprando, basta ler o rótulo. Contrariando o mito do leite ser inflamatório, os estudos recentes mostram que o leite pode ter efeitos anti-inflamatórios, ainda que pequenos.

Em primeiro lugar ficou o Leite em Pó Integral NINHO Forti+, por ter mais cálcio que os demais. Em seguida, veio o Leite em Pó Integral Itambé, que, apesar de ter menos cálcio que, leva vantagem em relação ao terceiro colocado por ter menos sódio.

6. O leite A não é mais gordo que os outros tipos e sim mais puro.

“Leite” de Soja
O “leite” de soja é a mais popular entre as alternativas, e ela se destaca por ter vitamina B, antioxidantes, proteínas e poucas gorduras. O “leite” de soja é considerado a opção não láctea mais próxima ao leite de vaca.

Diferente dos adultos, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que, para crianças saudáveis, seja oferecido o leite integral – isso porque as gorduras são bem importantes para o desenvolvimento e crescimento infantil.