Qual a regencia do verbo dispor?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

A construção correcta é «preparação anterior de que dispunha para frequentar este curso». O verbo dispor tem, ou não, a regência da preposição de, consoante o seu significado.

verbo transitivo direto e bitransitivo Fazer com que seja colocado em uma ordem determinada; ordenar: dispunha os livros em ordem alfabética; dispunha os alimentos sobre a mesa. Fazer com que fique arrumado; arrumar: dispunha o escritório para a reunião; dispôs as anotações em cadernos.

Vem do Latim DISPONERE, “colocar em ordem, regulamentar, arranjar”, de DIS-, “à parte, movimento para fora”, mais PONERE, “colocar”. Sempre às ordens.

1 Colocar ou distribuir; arrumar, ordenar: Dispôs a mobília antes da festa. Dispôs os pratos sobre a mesa elegantemente. 2 Pôr em ordem e em dia; organizar. 3 Fazer ou dar arrumação a; ajeitar, arrumar.

Para provar que há crase (preposição “a” + artigo definido feminino “a”), basta substituir a palavra feminina (=disposição) por uma masculina (=dispor): “Estou ao dispor” (ao = à).

Colocar-se à disposição: 4 predispor-se, oferecer-se, apresentar-se, voluntariar-se, consagrar-se, devotar-se, dedicar-se, entregar-se, sujeitar-se, resignar-se, aceitar. Exemplo: Tenho a certeza de que ele se vai dispor ao que for preciso.

Disporem vem do verbo dispor. O mesmo que: prepararem, arranjarem, arrumarem, colocarem, organizarem, ordenarem, possuírem, apossarem, dominarem.

Deixar à disposição (de outrem).

O prefixo e o sufixo são morfemas da língua portuguesa, também chamadas de afixos, que são usados com radicais de palavras para formar uma nova palavra que passa a ter um novo significado. O prefixo deve ser colocado na frente do radical e o sufixo deve ser colocado no final do radical.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra dispor é a forma do verbo no infinitivo impessoal e dispuser é a forma conjugada do verbo dispor na 1ª ou 3ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”