Qual a pior deficiência?

Perguntado por: acoutinho . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Deficiência moral aguda e auto-destrutiva de caráter é a pior deficiência que existe. Muitas vezes o paciente não sabe que tem. Em alguns casos sabe que faz parte do grupo e acha que engana todo mundo. Geralmente faz sempre questão de pensar e agir em benefício próprio e nunca no grupo, no coletivo.

A deficiência visual apresentou a maior ocorrência, afetando 18,6% da população brasileira. Em segundo lugar está a deficiência motora, ocorrendo em 7% da população, seguida da deficiência auditiva, em 5,10% e da deficiência mental ou intelectual, em 1,40%.

As várias deficiências podem agrupar-se em quatro conjuntos distintos, sendo eles:

  • Deficiência visual.
  • Deficiência motora.
  • Deficiência mental.
  • Deficiência auditiva.
  • Paralisia cerebral.

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45.606.048 brasileiros, o que corresponde a 23,9% da população total, apresentam algum tipo de deficiência – seja auditiva, visual, motora, mental ou intelectual.

Quais são os tipos de deficiências consideradas pela lei?

  • Deficiência física;
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência visual;
  • Deficiência intelectual.

Existem diferentes tipos de deficiência, sendo que a deficiência visual, a motora, a mental e a deficiência auditiva são as mais comuns. A Organização Mundial da Saúde definiu a deficiência como sendo, “qualquer perda ou anormalidade relacionada à estrutura ou à função psicológica, fisiológica ou anatómica”.

Os transtornos mentais mais comuns são: mania, esquizofrenia, depressão, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e paranoia. Então eles são aceitos pelo MTE como deficiência CID F.

Pois bem, tendo dito isso, autismo é deficiência? Bom, como o próprio termo “TEA” diz, autismo é um transtorno, não uma deficiência ou uma doença. O autismo engloba um transtorno global do desenvolvimento que se inicia na primeira infância, ressaltando sintomas como dificuldade de comunicação e interação social.

As mais comuns são deficiência intelectual, presente em 88% das escolas, e física, em 63%.

3 – Deficiência Física
Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de… Membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

"Doença não é deficiência, assim como deficiência não é doença, mas algumas deficiências são causadas por doenças, assim como poderiam ser causadas por acidentes de qualquer tipo, violência urbana, maus-tratos em casa, tiros e explosões em tempos de guerra, etc.

Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

Assim, a terminologia apropriada para deficientes auditivos que não desenvolveram a fala seria surdo “não verbal”. Outra classificação válida é a dos surdos oralizados ou oralistas.

As deficiências podem sim ter origem genética, mas isso não é via de regra. É mais que “natural” surgirem deficiências no período de gestação, ou durante uma intercorrência no parto ou ainda nos primeiros dias de vida da criança.