Como chama Pix no EUA?

Perguntado por: imorais . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

“Pix americano”: entenda como o “FedNow” funciona para brasileiros com conta nos EUA. O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) iniciou no último dia 20 de julho as operações do sistema de pagamento instantâneo FedNow.

Sistemas semelhantes em outros lugares do mundo
O Pix não é um método presente apenas no Brasil. Existem outros sistemas semelhantes que funcionam ao redor do mundo, como, por exemplo, o MB Way, em Portugal, o Bizum, na Espanha, e o Zengin, no Japão – um dos primeiros países a implantar.

Para usar o Pix, você precisa ter uma conta bancária e criar uma chave. A chave pode ser um código fixo, como um e-mail, número de telefone, CPF ou CNPJ – no caso das empresas. Na hora de fazer a transferência, você informa a chave da pessoa que vai receber o dinheiro e o Pix é enviado na hora.

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) iniciou nesta quinta-feira (20) as operações do sistema de pagamento instantâneo FedNow.

Você também pode solicitar ou receber dinheiro com Zelle. Para começar, você deve se inscrever primeiro no Zelle. Depois de registrado: Basta adicionar o endereço de e-mail do destinatário ou o número do celular dos EUA e o valor que deseja enviar ou solicitar.

Ele se tornou muito popular entre a população e até mesmo ganhou reconhecimento internacional, sendo elogiado pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos. Inclusive, recentemente, o Pix alcançou um novo recorde de transações diárias.

A Resolução DC/BACEN nº 137, de 09/09/2021, criou a plataforma eFX. Esse serviço permite a realização de transferências nacionais e internacionais de forma digital. E com um limite de até US$ 10 mil dólares nas transações.

Para fazer as transferências não é preciso ter os dados bancários do destinatário, apenas um código chamado de chave PIX, ou mesmo um QR Code. Também não existe valor mínimo ou máximo para operações durante o dia. Por medidas de segurança, entre as 20h e às 6h, a transferência máxima é de R$ 1 mil.

Para receber dinheiro do exterior, uma das maneiras mais tradicionais é através da conta Pessoa Física ou Jurídica do seu banco convencional. Também existem diversas maneiras de receber dinheiro do exterior de maneira online com instituições reconhecidas pelo Banco Central ou até mesmo pelos Correios.

Assim como no Pix nacional, o dinheiro deve cair na conta do destinatário na hora ou em poucos segundos, além de funcionar 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados. Hoje, as transferências internacionais demoram, em média, de 1 a 5 dias úteis.

Reino Unido

Em 2008, surgiu o primeiro sistema nos moldes do Pix: o Faster Payment Service, do Reino Unido. Além de não ter limites de horário, o método possibilita transferências por smartphone, pela internet no computador e até por linha telefônica.

Idealizado pelo Banco Central do Brasil, o Pix começou a ser desenvolvido por um grupo de estudo da entidade em 2018, durante o governo de Michel Temer e na gestão do ex-presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

Reino Unido e Chile foram os primeiros a adotar a tecnologia.

Para enviar dinheiro para os EUA, é preciso apresentar alguns documentos e informações bancárias do destinatário, como: Nome completo do beneficiário; nome do banco do beneficiário; código SWIFT/BIC e IBAN do banco nos EUA; código ABA/ACH Routing Number; número da conta nos EUA e motivo da transferência.

Primeiro aplicativo de cuidado compartilhado do Brasil, Zelle permite cadastrar e acompanhar a rotina da criança, registrar informações importantes e compartilhar entre pais, mães, familiares e cuidadores.