Qual a origem do pensamento científico?

Perguntado por: lvidal . Última atualização: 20 de julho de 2023
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O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga aproximadamente no século VI a.C. com os pensadores pré-socráticos que foram chamados de "Filósofos da Natureza" e também "Pré-cientistas".

O pensamento científico é uma forma de conhecimento que não dá lugar à fantasia, aos preconceitos, enfim, a tudo que não pode ser demonstrado. Neste sentido, um dos focos do raciocínio científico é na objetividade, na racionalidade e na sistematicidade.

O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.

1) uma hipótese explicativa sobre o fenômeno observado; 2) acúmulo de dados baseados na observação e na experimentação; 3) contraste dos dados obtidos com a hipótese inicial; 4) uma vez verificados os dados analisados já é possível estabelecer uma lei geral que explica este fenômeno.

Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.

Além disso, exemplos de pensamento científico são uma enorme variedade de conhecimento racional , empírico , testável e comunicável . Isso inclui as leis da física , as aplicações da química , a compreensão da anatomia e da bioquímica .

Regra geral, a pesquisa segue certas etapas que caracterizam o método científico. Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.

Como incentivar o desenvolvimento do pensamento científico?

  1. Exploração de ideias. É possível estimular o pensamento científico por meio da exploração de ideias, criando e testando-as. ...
  2. Formulação de perguntas. ...
  3. Processos de investigação. ...
  4. Resolução de problemas.

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

Enquanto a ciência ocupa-se com seu objeto específico de estudo, a filosofia ocupa-se com tentar entender se esse objeto é corretamente estudado, além de tentar aprimorar os modos do fazer científico, a fim de proporcionar à ciência a maior validade racional possível.

Para tanto, utiliza: o método crítico-dialético, ou histórico-estrutural, como a base lógica da sua investigação; o método hipotético-dedutivo, como a base da sua estrutura de pensamento; e o método observacional não participante, do tipo bibliográfico, como a base procedimental da sua investigação.

A base do nosso pensamento é a ansiedade que cria o eu, e o pensamento se expressa na vaidade mundana, na paixão possessiva e na crença da própria continuidade. O que acontece a um intelecto que está, consciente ou inconsciente, ocupado consigo mesmo e suas próprias expressões?

Consiste em selecionar um processo que seja capaz de tratar e interpretar as informações coletadas. Em resumo, consiste no modo como apresentar os dados encontrados na etapa anterior (tabelas, gráficos, etc.). No entanto, antes é preciso encontrar um método de mensuração das informações recolhidas que seja eficiente.

1.2 Conhecimento Científico
Surgiu no século XVII com Galileu (1564-1642), e coincide com o nascimento da ciência moderna. É o conhecimento decorrente da determinação de um objeto específico de investigação, e o método pelo qual se fará o controle desse conhecimento.

Os quatro diferentes tipos de conhecimento: você consegue adivinhar quais são? Existem quatro tipos de conhecimento: empírico, científico, filosófico e religioso.