Qual a porcentagem de poluição no Brasil?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

Em 2021, o país emitiu 2,42 bilhões de toneladas brutas de CO2, uma alta de 12,2% em relação a 2020, segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima. É a pior taxa desde 2005, quando a emissão de CO2 alcançou o patamar de 2,64 bilhões de toneladas.

O Brasil emitiu 2,42 bilhões de toneladas brutas de gás carbônico (CO2) equivalente, um aumento de 12,2% em relação a 2020. Isso representa a maior alta em quase duas décadas.

Já o Brasil ocupa a posição de 75º do ranking, com a marca de 13,6 µg/m3. O país se encaixa no grupo dos que ultrapassam de duas a três vezes o limite de poluição do ar.

Em 2021, o desmatamento da Amazônia respondeu por 77% das emissões por MUT. Tanto em 2003 quanto em 2021, o desmatamento foi o principal responsável pela elevação das emissões.

1. Indústria têxtil. Entre todas as indústrias, a têxtil é a que mais gera efluentes líquidos.

O principal motivo do Brasil ter entrado no ranking dos países mais poluidores foram o desmatamento e o uso do solo para pecuária. Existem formas de diminuir essas emissões, como o melhoramento genético do solo e de animais e o uso de suplementos alimentares, que diminuem a emissão de gases.

O Brasil também chega à COP27 com o maior volume de emissões de gases poluentes em 15 anos. Em 2021, o país emitiu 2,42 bilhões de toneladas brutas de CO2, uma alta de 12,2% em relação a 2020, segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima.

  1. China. Ultrapassado pelo grande crescimento da China nas últimas décadas, os Estados Unidos ocupam o segundo lugar do ranking, emitindo anualmente cerca de 5,2 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera. ...
  2. Estados Unidos. ...
  3. Índia. ...
  4. Rússia. ...
  5. Japão.

Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.

Queimadas. Veículos e queima de combustíveis fósseis. Mineração. Uso de aerossóis.

norueguês

Na península de Brøggerhalvøya, de Spitsbergen, em Svalbard, o arquipélago norueguês no Oceano Ártico, situa-se a cidade de Ny-Ålesund. É considerada por muitos como a cidade com o ar mais limpo do mundo, mas por que é que é tão bem considerada?

De modo mais geral, podemos afirmar que solventes, detergentes, lâmpadas fluorescentes, componentes eletrônicos, tintas, gasolina, diesel e óleos automotivos, bem como fluídos hidráulicos, hidrocarbonetos e o chumbo são os principais agentes poluidores do solo.

A Dinamarca também é um ótimo país para se viver porque ocupa o primeiro lugar do Environmental Performance Index (Índice do Desempenho Ambiental).

1º lugar - Rio Tietê, São Paulo: com uma extensão de 1.150 km, nasce em Salesópolis e atravessa o estado de São Paulo passando por 62 municípios. O Rio Tietê recebe uma gigantesca carga de esgoto doméstico e industrial em seu trecho na cidade de São Paulo (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL).

Rio Citarum

Rio Citarum na Indonésia: possui 225 Km de extensão e segue seu curso até o Mar de Java e é considerado o rio mais poluído do mundo. A sua contaminação começou a ser problema no século 20 devido ao despejo de resíduos industriais nas suas águas.