Onde se encontra o gás ozônio?
Na estratosfera, o ozônio é criado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-a em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).
Onde podemos encontrar o gás ozônio
O Ozônio é encontrado basicamente em duas regiões da atmosfera. Aproximadamente 10% do ozônio atmosférico está na troposfera, a região mais próxima da superfície da Terra (da superfície até aproximadamente 10-16 quilômetros).
Como o ozônio é produzido
Como se forma a Camada de Ozônio? O oxigênio molecular das altas camadas atmosféricas é atacado pelos raios ultravioletas procedentes do Sol e divide-se em oxigênio atômico.Um átomo de oxigênio pode se unir a uma molécula de oxigênio para formar o ozônio.
O que é o ozônio é para que serve
O ozônio é um gás composto por 3 átomos de oxigênio, com importantes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas, além de fortalecer o sistema imunológico.
O que o ozônio pode causar
Alguns estudos relatam efeitos nocivos do ozônio na saúde dos seres humanos. Os efeitos do ozônio em humanos, estão mais intimamente relacionados à exposição diária cumulativa do que às concentrações máximas de uma hora. Em humanos, o ozônio afeta o sistema respiratório, sistema cardiovascular e causa mortalidade.
Quais doenças podem ser tratadas com ozônio
De maneira segura e eficiente, o ozônio demonstrou-se eficaz contra situações como:
- Úlceras;
- Fístulas;
- Perda de pele em feridas não cicatrizantes;
- Complicações sépticas pesadas, crônicas e resistentes a antibióticos;
- Procedimentos cirúrgicos;
- Infecções secundárias da pele.
Pode tomar ozônio
Ao contrário da água oxigenada, a água ozonizada pode ser bebida sem problemas. Seja na forma de água ou como óleo, o ozônio pode ser aproveitado de forma benéfica, embora possa ser tóxico quando se encontra no ar. A água ozonizada deve ser preparada e bebida gelada e em até 10 minutos após o preparo.
Como gerar ozônio na água
Para incorporar o ozônio em água, óleo e outros meios líquidos de forma eficiente é necessário utilizar um gerador de ozônio para produzir o gás e outro equipamento que fará a incorporação na solução aquosa que deseja aplicá-lo, podendo ser água, bebida ou efluente.
Quando o ozônio pode ser prejudicial
A inalação de ozônio pode ser prejudicial para pessoas com asma, crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas com certas condições genéticas. Pessoas com menor ingestão de nutrientes e trabalhadores ao ar livre se enquadram na mesma categoria.
Como é aplicado o ozônio no ser humano
Formas de aplicação
- Aplicação cutânea;
- Aplicação bucal;
- Aplicação retal;
- Injeção subcutânea;
- Auto-hemoterapia, ou seja, o sangue é retirado do organismo, misturado ao ozônio e depois aplicado novamente no indivíduo.
O que o ozônio faz no cabelo
O que é ozonioterapia capilar? Esse é uma procedimento que usa o gás ozônio como tratamento para várias doenças no couro cabeludo, como caspa, feridas e irritações, além de prometer ser capaz de regenerar os fios.
Quanto tempo dura o efeito do ozônio no corpo
Para se ter uma ideia, o tempo médio em que o ozônio se mantém íntegro é de 30 minutos em uma temperatura de 20ºC. Sendo assim, o recomendado é que a Ozonioterapia seja feita durante os 10 primeiros minutos em que o gás é obtido. Nesse tempo, a dose inicial é perdida em 10%.
Quem não pode usar ozônio
Pessoas com hipertireoidismo ou pressão arterial descompensada, anemia grave, hemorragias recentes de órgãos, leucemia, patologias com alto estresse oxidativo, além de pacientes transplantados podem não estar em condições de receber o ozônio no momento.
O que destrói o ozônio
Seus principais inimigos são produtos químicos como Halon, Tetracloreto de Carbono (CTC), Hidroclorofluorcabono (HCFC), Clorofluorcarbono (CFC) e Brometo de Metila, substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal e que são denominadas Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio - SDOs.