Onde se encontra o gás ozônio?

Perguntado por: philario . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 14 votos

Na estratosfera, o ozônio é criado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-a em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).

O Ozônio é encontrado basicamente em duas regiões da atmosfera. Aproximadamente 10% do ozônio atmosférico está na troposfera, a região mais próxima da superfície da Terra (da superfície até aproximadamente 10-16 quilômetros).

Como se forma a Camada de Ozônio? O oxigênio molecular das altas camadas atmosféricas é atacado pelos raios ultravioletas procedentes do Sol e divide-se em oxigênio atômico.Um átomo de oxigênio pode se unir a uma molécula de oxigênio para formar o ozônio.

O ozônio é um gás composto por 3 átomos de oxigênio, com importantes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas, além de fortalecer o sistema imunológico.

Alguns estudos relatam efeitos nocivos do ozônio na saúde dos seres humanos. Os efeitos do ozônio em humanos, estão mais intimamente relacionados à exposição diária cumulativa do que às concentrações máximas de uma hora. Em humanos, o ozônio afeta o sistema respiratório, sistema cardiovascular e causa mortalidade.

De maneira segura e eficiente, o ozônio demonstrou-se eficaz contra situações como:

  • Úlceras;
  • Fístulas;
  • Perda de pele em feridas não cicatrizantes;
  • Complicações sépticas pesadas, crônicas e resistentes a antibióticos;
  • Procedimentos cirúrgicos;
  • Infecções secundárias da pele.

Ao contrário da água oxigenada, a água ozonizada pode ser bebida sem problemas. Seja na forma de água ou como óleo, o ozônio pode ser aproveitado de forma benéfica, embora possa ser tóxico quando se encontra no ar. A água ozonizada deve ser preparada e bebida gelada e em até 10 minutos após o preparo.

Para incorporar o ozônio em água, óleo e outros meios líquidos de forma eficiente é necessário utilizar um gerador de ozônio para produzir o gás e outro equipamento que fará a incorporação na solução aquosa que deseja aplicá-lo, podendo ser água, bebida ou efluente.

A inalação de ozônio pode ser prejudicial para pessoas com asma, crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas com certas condições genéticas. Pessoas com menor ingestão de nutrientes e trabalhadores ao ar livre se enquadram na mesma categoria.

Formas de aplicação

  1. Aplicação cutânea;
  2. Aplicação bucal;
  3. Aplicação retal;
  4. Injeção subcutânea;
  5. Auto-hemoterapia, ou seja, o sangue é retirado do organismo, misturado ao ozônio e depois aplicado novamente no indivíduo.

O que é ozonioterapia capilar? Esse é uma procedimento que usa o gás ozônio como tratamento para várias doenças no couro cabeludo, como caspa, feridas e irritações, além de prometer ser capaz de regenerar os fios.

Para se ter uma ideia, o tempo médio em que o ozônio se mantém íntegro é de 30 minutos em uma temperatura de 20ºC. Sendo assim, o recomendado é que a Ozonioterapia seja feita durante os 10 primeiros minutos em que o gás é obtido. Nesse tempo, a dose inicial é perdida em 10%.

Pessoas com hipertireoidismo ou pressão arterial descompensada, anemia grave, hemorragias recentes de órgãos, leucemia, patologias com alto estresse oxidativo, além de pacientes transplantados podem não estar em condições de receber o ozônio no momento.

Seus principais inimigos são produtos químicos como Halon, Tetracloreto de Carbono (CTC), Hidroclorofluorcabono (HCFC), Clorofluorcarbono (CFC) e Brometo de Metila, substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal e que são denominadas Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio - SDOs.