O que é pensamento científico na educação?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 20 de julho de 2023
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O pensamento científico é uma forma de combater a desinformação. Nas escolas, ele é um grande aliado da educação midiática, entendida como uma forma de letramento que possibilita crianças e adolescentes a participarem de forma ativa do mundo conectado em que vivemos. Outro fator está relacionado ao mundo do trabalho.

O pensamento científico é uma forma de conhecimento que não dá lugar à fantasia, aos preconceitos, enfim, a tudo que não pode ser demonstrado. Neste sentido, um dos focos do raciocínio científico é na objetividade, na racionalidade e na sistematicidade.

Além disso, exemplos de pensamento científico são uma enorme variedade de conhecimento racional , empírico , testável e comunicável . Isso inclui as leis da física , as aplicações da química , a compreensão da anatomia e da bioquímica .

O objetivo do componente integrador de Pensamento Científico é desenvolver as competências específicas de cada área do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso) por meio do conceito de experimentação.

O pensamento científico tem a característica de apresentar uma capacidade em evoluir a mentalidade e o conhecimento do ser humano. Mesmo que, às vezes, ele passe por algumas mutações, deve-se sempre buscar a verdade. A construção do conhecimento científico nos trouxe até a atual realidade da humanidade.

Na filosofia, o método científico considera o fato de o pensamento obedecer a certos princípios internos. Esses princípios são a identidade, a razão, a não-contradição e a exclusão. Dos princípios dependem o conhecimento da verdade e exclusão do que não foi comprovado.

Como incentivar o desenvolvimento do pensamento científico?

  1. Exploração de ideias. É possível estimular o pensamento científico por meio da exploração de ideias, criando e testando-as. ...
  2. Formulação de perguntas. ...
  3. Processos de investigação. ...
  4. Resolução de problemas.

Para tanto, utiliza: o método crítico-dialético, ou histórico-estrutural, como a base lógica da sua investigação; o método hipotético-dedutivo, como a base da sua estrutura de pensamento; e o método observacional não participante, do tipo bibliográfico, como a base procedimental da sua investigação.

O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga aproximadamente no século VI a.C. com os pensadores pré-socráticos que foram chamados de "Filósofos da Natureza" e também "Pré-cientistas".

A Ciência — ao lado da Filosofia — é a terra do pensamento crítico! Isso porque os cientistas precisam de uma postura crítica para exercer seu método: observar com objetividade, elaborar hipóteses, utilizar métodos para testar suposições e chegar a conclusões.

O pensamento científico, crítico e criativo possibilita aos alunos buscarem soluções inovadoras para problemas de suas realidades, mas usando sempre o conhecimento e a análise crítica na busca dessas soluções.

Entenda o que é e qual a importância da pesquisa científica nas nossas vidas cotidianas e para a sociedade como um todo. Pesquisar algo na internet. Fazer um tratamento médico. Prever furacões e tempestades.

O conhecimento científico que nos proporcionou, por exemplo, encontrar a cura de diversas doenças, a partir de novos medicamentos. Todas as vacinas de doenças foram alcançadas através da pesquisa científica. Também é a partir da ciência que surgem novas tecnologias de proteção ambiental.

Regra geral, a pesquisa segue certas etapas que caracterizam o método científico. Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.

As etapas do método científico são: observação, questionamento, formulação de hipótese, realização de experimentos, aceitação/rejeição das hipóteses e conclusão.