Qual a melhor comida para porquinho-da-índia?

Perguntado por: itaveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 5 votos

O capim ou feno não podem faltar na alimentação do porquinho-da-índia! Ele deve estar disponível 24 horas por dia, sete dias da semana! Na dificuldade em se obter o capim fresco e de boa procedência, o feno de boa qualidade irá fornecer um bom aporte de fibras ao pet.

Feito isso, alguns dos melhores alimentos para porquinho-da-índia são: abobrinha, abóbora, acelga, almeirão, beterraba, brócolis, chicória, chuchu, couve, cenoura, escarola, espinafre, rúcula, repolho, pepino e tomate. Por outro lado, mantenha seu amigo longe de feijão, batata e alface.

Portanto, bolinhas de feno ou produtos feitos com materiais naturais são uma ótima opção na hora de escolher um presente divertido para oferecer ao seu porquinho-da-índia. Nunca se esqueça que, não importa o material, seu bichinho muito provavelmente tentará roê-lo.

O banho em porquinho-da-índia deve ser considerado uma vez a cada três meses ou mais. Visto que o animal costuma se limpar através das lambidas, o principal é você manter a gaiola e outros itens da casinha limpos.

Os nutrientes das cenouras fazem delas um alimento muito benéfico para os porquinhos-da-índia. Por isso, sim, pode dar cenouras ao seu porquinho-da-índia, de vez em quando, mas tenha sempre em atenção.

Tipos de grama
O porquinho-da-índia pode comer grama de trigo, grama de gato, trevo de grama ou grama-bermuda, desde que ela não seja uma grama com pesticidas ou suja por cachorros ou outros animais.

Monte uma rotina para o seu porquinho-da-índia, ofereça os alimentos duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Se tiverem a oportunidade, eles comem mais do que deveriam, então certifiquem-se de não superalimentar com alimentos granulados, pois isso pode causar diarréia e diminuição do apetite.

O porquinho-da-Índia é um animal dócil, tímido, mas muito carinhoso. Por isso, esse roedor é um ótimo pet para pessoas que não possuem tanto espaço em casa ou querem um bicho bem pequeno para fazer companhia.

O capim ou feno não podem faltar!
O capim ou feno não podem faltar na alimentação do porquinho-da-índia! Ele deve estar disponível 24 horas por dia, sete dias da semana! Na dificuldade em se obter o capim fresco e de boa procedência, o feno de boa qualidade irá fornecer um bom aporte de fibras ao pet.

para cortar um pedaço pequeno, saiba que 15 gramas de banana equivale a uma rodela não muito grossa; você também pode oferecer a casca, desde que esteja bem higienizada; algumas horas depois de oferecer o alimento, retire tudo o que não foi consumido da gaiola.

Para encurtar a história, já vamos te adiantar que se você acredita que porquinho-da-índia pode comer arroz, está enganado! O alimento não é indicado para a nutrição desse animal. Nesse sentido, ser um tutor que busca informações sobre a alimentação para porquinho-da-índia é essencial para a saúde do bichinho.

no queixo – uma coçadinha no queixo, de maneira delicada com as pontas dos dedos, costuma fazer sucesso entre os porquinhos-da-índia; no pescoço e nas orelhas – muitos porquinhos-da-índia gostam tanto de carinho nessas partes do corpo que chegam a deitar a cabeça sobre a mão do tutor.

A maioria das desses animais não gosta de ser pega, principalmente se não estão habituados e, por isso, se assustam e saltam. Você deve pegar no porquinho de forma a que a região traseira dele esteja apoiada na sua mão. Assim, o ideal é segurá-lo colocando a zona pélvica dele apoiada na sua mão.

Talvez ele queira roer o papel, mas não tem problema. Quando acabar o papel higiênico e o papel alumínio, use seus rolos para fazer tuneis de papelão. Eles vão roer, brincar e se esconder. Só lembre-se de cortar pedaços de rolo mais curtos que o corpo do seu porquinho, evitando que ele fique preso.

Como o porquinho-da-índia adapta-se muito bem ao ambiente, consegue se divertir em qualquer situação, no claro ou no escuro. Porém, ainda que viva em um local seguro e livre de ameaças, ele prefere ficar no escuro, visto que se trata de um instinto biológico e evolutivo, parte da natureza.

Quando os bichinhos estão satisfeitos e felizes, costumam dar uma variedade de guinchos, gargalhadas e grunhidos silenciosos. Junto com esses guinchos e gargalhadas frequentes, há uma variedade de outros ruídos bastante distintos que você pode ouvir de sua porquinho.