Qual a matéria que mais reprova no Ensino Médio?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

A física tem demonstrado ser uma disciplina importante no currículo da maioria das escolas e é a responsável pelo alto índice de reprovações das escolas da região.

Português é a disciplina que mais reprova em concursos públicos.

A matemática continua sendo a maior dificuldade dos estudantes do ensino médio das redes pública e privada de ensino.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação.

De acordo com o Censo Escolar 2020, a série que mais reprova alunos (ou que existe maior abandono da escola) é o 6º ano do ensino fundamental.

Reprovar não é motivo para vergonha
Conheça algumas das mais comuns: Dificuldade em compreender a disciplina; Falta de dedicação; Motivos externos (trabalho, família, problemas pessoais);

Quantas matérias o aluno pode reprovar? Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

Em algumas séries, como a 5ª e 7ª (6º e 8º anos pela grade atual) do ensino fundamental, e principalmente no 1º ano do ensino médio, a dor de cabeça costuma ser maior. Isso porque essas são as séries com maior índice de repetência nas redes pública e privada, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC).

Em relação às matérias que os alunos menos se interessam, 32% disseram ser a física, 20% responderam ser a matemática, 11% a química, 7% as disciplinas de artes, história e inglês, 4% para as disciplinas biologia, português e geografia, e 3,8% para filosofia (figura 2).

Segundo o Fórum Mundial de Bolsas de Estudo, presente em mais de 140 países ao redor do mundo, um dos cursos mais difíceis em 2021, globalmente, foi a biologia, à frente da informática e até mesmo das engenharias civil e mecânica.

O aluno repetir de ano por causa de uma dificuldade extrema em disciplinas isoladas pode fazer com que esse número aumente. O regime de progressão parcial possibilita ao estudante condições favoráveis à superação das defasagens e dificuldades na aprendizagem, evitando com que ele atrase ainda mais sua formação.

O aluno deverá ter responsabilidade com relação aos seus afazeres escolares e o respeito aos seus colegas durante os horários de estudo. Quanto a frequência a LDBEN é bem clara, a reprovação ocorre quando o aluno ultrapassar os 25% de faltas das 800horas / aula dadas no ano letivo.

Então confira algumas ações que o professor pode fazer para melhorar o desempenho de seus alunos.

  1. Entenda a causa da nota baixa do aluno e só então decida como agir. ...
  2. Inove no método de aprendizado. ...
  3. Procure novas formas de se comunicar com os alunos. ...
  4. Envolva a tecnologia no aprendizado. ...
  5. Movimente o aluno.

A resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Ensino Fundamental, proíbe a reprovação no primeiro e segundo ano.

Lei de diretrizes e bases da Educação atualizada - Não retenção ou reprovação das crianças na pré-escola. Com a atualização na LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, crianças com 4 e 5 anos de idade não poderão ser retidas ou reprovadas na pré-escola.

1º ano: muitas vezes é mais difícil para os pais do que para as crianças…. a necessidade de desenvolver hábitos de estudo e o gosto pela aprendizagem é o maior desafio… 5º ano: as crianças terão de mudar de escola, recebem apoio de vários professores e têm menos laços afetivos do que com o professor do 1º ciclo.