Pode assinar holerite antes de receber?

Perguntado por: dvargas2 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Não. O correto é assinar no momento em que você recebe. A data de pagamento não é uma simples data que o empregador solicita que você coloque no seu holerite.

A lei da CLT não especifica um prazo exato para a entrega do holerite. Porém, o artigo 459 estipula que o pagamento do salário mensal deve ser feito até o quinto dia útil, dando margem para que a interpretação seja de que esse documento deva ser entregue no mesmo prazo.

É muito importante que você, ao receber seu recibo de pagamento da empresa (holerite), coloque a data em que o salário entrou na sua conta bancária antes de assiná-lo. Se você não possui conta no banco e recebe em dinheiro, coloque no holerite a data em que o salário for entregue para você em mãos, antes de assiná-lo.

O empregador não pode obrigar trabalhador a assinar com data diferente do dia do pagamento. É uma desonestidade, uma ilegalidade.

Contracheques sem assinatura são considerados inválidos para comprovar evolução salarial.

Ele permite que o empregado tenha pleno entendimento do valor bruto e líquido de seus rendimentos, bem como de descontos e de possíveis valores extras. O holerite também certifica que o titular em questão realmente trabalha naquela empresa e serve, em muitos casos, como comprovante de renda.

O holerite online pode ser disponibilizado pelas empresa de dois jeitos: por meio de uma plataforma de RH online, na qual o colaborador terá um login e senha pessoal para realizar seu acesso, ou, via e-mail, que é encaminhado todo mês pelo departamento pessoal.

O holerite, também conhecido como contracheque, é um documento fornecido periodicamente pelo empregador aos funcionários, geralmente todos os meses. Ele apresenta um resumo detalhado dos ganhos financeiros do trabalhador, incluindo o salário bruto, ou seja, ele é um tipo de comprovante de renda.

464 da CLT , cabe ao empregador o ônus de provar o salário pago aos seus empregados. A prova do pagamento de salário deve ser feita por intermédio de recibo devidamente assinado pelo empregado, ou mediante comprovante do respectivo depósito em conta bancária do trabalhador.

É um prazo de 30 dias, dados ao colaborador após a demissão, no qual ele terá que cumprir trabalhando na empresa ou recebendo via aviso prévio indenizado, e dessa maneira não precisaria trabalhar, só irá receber o valor para conseguir se estabilizar.

Entenda Melhor Sobre Esse Modelo. Tempo de Leitura: 6 minutos O aviso retroativo acontece quando o empregador pede ao funcionário para assinar um documento com data de desligamento da empresa anterior a data correta. É uma prática muito frequente ainda no Brasil, mas que deve ser evitada.