Como falar que não tem experiência?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Saiba como montar o seu primeiro currículo (mesmo sem experiência)

  1. Comece pelas informações pessoais, mas sem exagero.
  2. Defina um objetivo profissional.
  3. Destaque a sua formação acadêmica e extracurricular.
  4. Mencione sua experiência com trabalhos voluntários.
  5. Destaque suas qualificações profissionais.

Pergunte no Facebook ou Twitter se alguém tem um conhecido na área ou aborde um desconhecido por e-mail ou LinkedIn, sempre utilizando um texto de apresentação que explique sucintamente quem você é, o que busca e por que acha que aquele indivíduo pode te ajudar.

Desempregado ou desocupado
Uma das formas mais comuns de se referir a uma pessoa sem profissão é como "desempregado" ou "desocupado". Esses termos indicam que a pessoa não está trabalhando atualmente, mas podem ter uma conotação negativa ou pejorativa, especialmente no caso de "desocupado".

Experiência profissional: 5 dicas para descrever corretamente

  1. 1 Seja o mais objetivo possível.
  2. 2 Descreva as atividades realizadas em detalhes.
  3. 3 Deixe claro como as atividades o desenvolveram.
  4. 4 Faça uma relação entre sua capacitação e as experiências.
  5. 5 Organize as experiências por ordem cronológica.

Assim como a falta de experiência, muitas vezes os profissionais não tem em mente um cargo especifico para ocupar, podendo ser por escolha ou por dificuldade em saber. Sendo assim, preencha no objetivo do currículo a área que deseja. Exemplo: Área de Marketing e Vendas.

Para dar a volta por cima da falta de experiência profissional, dê destaque a outras qualidades que os recrutadores podem analisar, como ter uma boa comunicação e outras experiências, como cursos de idiomas, intercâmbios e cursos complementares.

A profissão de dona de casa é regulamentada? Felizmente, para a Previdência Social, a profissão “do lar” pode e deve ser regulamentada, já que a Lei nº 8.213/91, em seu artigo 13, estabelece o conceito de segurado facultativo.

Redação: toda em minúscula. OBS1: "desempregado" não é profissão, se for o caso, indique a profissão habitual. OBS2: se a pessoal desenvolve diversas profissões, indique a habitual ou a mais recente.

A experiência profissional é o campo do currículo em que você relata a sua trajetória no mercado de trabalho, informando alguns pontos principais, como: cargo, atividades exercidas, nome de empresas e período trabalhado.

Quando você não tem experiência, deve considerar outras situações da vida – pessoal ou estudantil, por exemplo – para responder às perguntas do recrutador. Se ele perguntar, por exemplo, como você trabalha em equipe, a dica é citar situações em que isso tenha acontecido durante um trabalho da escola ou da faculdade.

Tenho bastante experiência na área, mas quero muito começar a trabalhar com empresas de transporte aéreo, que é o segmento em que quero me especializar. Já venho fazendo alguns cursos com esse foco e essa vaga é perfeita para colocar em prática o que estou estudando. Estou de verdade muito animado.