O que responder quando não tem experiência na área?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Destaque sua formação acadêmica e extracurricular. Para fazer um currículo quando não se tem experiência na área, antes de apresentar suas experiências profissionais propriamente ditas, é recomendado que você entregue um breve resumo de toda a sua formação.

Inclua apenas os cursos extracurriculares, experiências no exterior, ou participação em eventos relevantes para a vaga. Basta colocar o título, a instituição, o local e a data. Exemplo: Curso de Recepção Hoteleira, pelo Instituto Internacional de Hotéis.

Desempregado ou desocupado
Uma das formas mais comuns de se referir a uma pessoa sem profissão é como "desempregado" ou "desocupado". Esses termos indicam que a pessoa não está trabalhando atualmente, mas podem ter uma conotação negativa ou pejorativa, especialmente no caso de "desocupado".

A Catho recomenda colocar no "objetivo" do currículo a área em que deseja atuar ou com a qual tenha mais afinidade. Veja exemplos: Em busca do primeiro emprego na Área de Marketing e Vendas. Em busca do primeiro emprego na Área de Gestão de Pessoas.

Se você apenas estudou e ainda não tem qualquer experiência, ao preencher seu perfil valorize aquilo que estudou. Por exemplo, fale sobre a escolha do seu curso, a importância que ele tem para a sociedade atual e como os profissionais de sua área podem contribuir em diferentes áreas de atuação.

Quando você não tem experiência, deve considerar outras situações da vida – pessoal ou estudantil, por exemplo – para responder às perguntas do recrutador. Se ele perguntar, por exemplo, como você trabalha em equipe, a dica é citar situações em que isso tenha acontecido durante um trabalho da escola ou da faculdade.

Nele, deve constar seu nome completo, profissão, idade, cidade e informações de contato (como telefone e e-mail). É por meio dessa parte do currículo que o recrutador vai identificá-lo entre os outros candidatos, sendo essencial que ela esteja bem visível e, preferencialmente, no topo da página.

A experiência profissional é o campo do currículo em que você relata a sua trajetória no mercado de trabalho, informando alguns pontos principais, como: cargo, atividades exercidas, nome de empresas e período trabalhado.

A profissão de dona de casa é regulamentada? Felizmente, para a Previdência Social, a profissão “do lar” pode e deve ser regulamentada, já que a Lei nº 8.213/91, em seu artigo 13, estabelece o conceito de segurado facultativo.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Nesse campo, você pode inserir:

  1. “Buscando recolocação”
  2. “Buscando recolocação no mercado”
  3. “Buscando novas oportunidades”

O LinkedIn funciona por busca de palavras-chaves, então evite frases como “Em busca de ...”, e use termos como “Estudante de ...”. Caso você não tenha experiências profissionais, fale de suas realizações e projetos acadêmicos, das experiências como intercâmbio ou voluntariado e dos cursos relacionados à sua área.

Sobre mim: o que escrever?

  1. Conheça mais sobre a oportunidade e perfil da empresa. ...
  2. Inicie compartilhando qual é a sua formação. ...
  3. Valorize as suas habilidades socioemocionais. ...
  4. Inclua outras características pertinentes com a oportunidade.