Tem que colocar Ensino Médio no currículo?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

O importante aqui é você colocar formações alinhadas com o seu objetivo de carreira. Nesse momento, também evite colocar formações desnecessárias, por exemplo, se você já colocou que possui um curso técnico, não é necessário adicionar o ensino médio e fundamental.

Insira o ano de início do curso e assinale “eu ainda não me formei” no gerador de curriculo online. Caso tenha parado de estudar, use o recurso dos parênteses para informar até que ano cursou. Exemplo: Ensino Médio (concluído até o 2º ano).

Grau de instrução corresponde ao nível de escolaridade que determinado indivíduo possui, indicando as etapas de estudo que foram iniciadas ou concluídas. No Brasil, existem diferentes classificações que indicam o grau de instrução (ou grau de escolaridade), que pode ser definido como completo ou incompleto.

Caso esteja cursando o ensino médio, deve-se preencher esse campo informando o ano de conclusão do Ensino fundamental e a previsão de conclusão do Ensino Médio. Se o candidato já possui ensino médio completo, não é necessário colocar o ensino fundamental, apenas o Ensino Médio.

O que hoje chamamos de ensino médio costumava ser chamado há tempos atrás de segundo grau, por isso algumas pessoas, principalmente os mais velhos, ainda tendem a chamá-lo desta maneira, o que pode gerar confusões.

Para colocar no currículo a escolaridade incompleta, basta fazer o seguinte:

  1. Coloque esta informação na sua seção de educação;
  2. Informe o curso e o grau;
  3. Escreva o nome da faculdade;
  4. Coloque o quão longe você chegou no curso;
  5. Mencione 5 ou 6 habilidades ou conquistas.

Saiba mais sobre os tipos de cursos de graduação: Bacharelado e Licenciatura. Antigamente, os graus de instrução eram definidos pelos seguintes graus de escolaridade: 1º grau (ensino fundamental), 2º grau (ensino médio) e 3º grau (ensino superior).

O nível 1 compreende as pessoas com ensino fundamental incompleto, o nível 2 compreende as pessoas com fundamental completo e médio incompleto, o nível 3 as pessoas com ensino médio completo ou superior incompleto, o nível 4 compreende as pessoas com nível superior completo e o nível 5 compreende pessoas com alguma pós ...

É possível consultar a escolaridade pelo CPF na Secretaria da Educação. Entretanto, é importante destacar que esse órgão é estadual. Logo, a consulta só apresentará dados sobre o status do ensino médio. Outra observação é que cada estado possui uma Secretaria da Educação.

De acordo com o padrão dos editais, nível médio é quando se exige que o candidato tenha o certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Agora, um ponto muito importante.