Qual a maneira correta de descongelar peixe?

Perguntado por: nmarques6 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Sempre colocar o peixe para descongelar na parte de baixo da geladeira, por aproximadamente 24 horas antes de ser consumido, pois é o tempo mínimo para o descongelamento. Você pode utilizar o micro-ondas ou deixar na geladeira. Nunca deixe de molho em água ou descongele em temperatura ambiente.

Neste caso, em que não há muito tempo para o descongelamento, a nutricionista recomenda colocar o peixe em água corrente até que esteja completamente degelado. O processo pode ser feito em uma travessa ou diretamente embaixo da torneira, o importante é que a água não fique parada sobre os filés.

Fora da geladeira
Lembre-se que a parte onde deixa o peixe não deve ser muito quente nem pegar sol diretamente. Se preferir esta alternativa, descongele o peixe de 6 a 12 horas antes de cozinhá-lo.

Coloque o peixe em um pote com água fria.
Como alternativa, você pode colocar o peixe sob água corrente para derreter o gelo. A água não precisa sair muito forte; basta uma corrente constante. Isso irá descongelar o peixe mais rapidamente do que colocá-lo num pote com água fria.

Como descongelar peixe? Então, o ideal é que você nunca descongele o peixe usando o micro-ondas, água quente ou a temperatura ambiente.

Colocar o peixe numa frigideira quente, com a pele virada para cima e cozinhar sem tapar durante 3 minutos, até que fique dourado. Virá-lo e cobrir a frigideira, baixando o lume. Continuar a cozinhar por mais 5 minutos. Terminar as porções grossas num forno pré-aquecido a 180º.

Entretanto, você nunca deve descongelar carnes, aves, peixes ou frutos do mar na pia da cozinha, deixando-os à temperatura ambiente ou colocando-os em água quente, “porque as bactérias gostam do calor, assim como nós, e se multiplicam rapidamente à temperatura ambiente.

“Se estiver fora da geladeira durante o processo de descongelamento, partes do alimento poderão alcançar uma temperatura que incentiva o crescimento de micro-organismos. Dentro do refrigerador, o alimento vai descongelar e ficar na temperatura da geladeira, que é, no máximo, 4°C ou 5° C.

O peixe congelado, depois de descongelado não deve ser novamente congelado, nem conservado em geladeira, deve ser consumido rapidamente, evitando riscos de contaminação.

dois dias

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o peixe fresco e descongelado deve ser consumido em até dois dias. Caso contrário, pode começar a apodrecer e causar mau cheiro na sua cozinha. Além disso, depois desse período, ele perde suas propriedades nutricionais.

Com o passar do tempo, a cor da carne ficará mais leitosa e brilhante, azulada ou acinzentada em alguns casos. Logo, essa mudança evidencia que o peixe não pode mais ser consumido. Ao ficar muito tempo no congelador, a carne pode possuir algumas marcas de queimadura de congelador.

Odor e cor característico – O cheiro de um peixe passado do ponto é fácil de identificar. Fique de olho nessa característica, bem como na cor do animal e no seu abdome, que deve estar aderido ao osso e com uma elasticidade marcante.

Alimentos congelados: Petiscos congelados podem ser preparados na Philips Airfryer. Não é necessário descongelar os alimentos antes de prepará-los no aparelho. Os alimentos congelados demoram um pouco mais para serem preparados, porém o resultado é o mesmo dos demais alimentos.

Muitas vezes, as pessoas acham que colocar água fria no aquário é suficiente. Nunca faça isso! Água fria colocada diretamente no aquário pode dar um violento choque térmico nos peixinhos e matá-los. Além disso, a variação da temperatura será muito rápida.

A chegada do inverno em algumas regiões do planeta faz com que muitos lagos congelem mas, abaixo do manto de gelo, os peixes continuam vivos.

Por isso, se você deseja congelar peixe pronto para a marmita, o ideal é preparar peixe assado ou peixe cozido. Se o peixe for cozido com o molho, pode congelar juntos; se for assado sem molho mas tiver um molho para acompanhar, congele separadamente.